​Museus recebem mais de 18 mil turistas no primeiro semestre de 2023

PorDulcina Mendes,7 jul 2023 10:38

Os Museus tutelados pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, contabilizaram no 1º semestre de 2023, um total de 18012 visitantes, mais de 8 mil visitantes do valor total alcançado em 2022 que contabilizou 10.851.

O Museu do Campo de Concentração do Tarrafal continua a ser o mais visitado, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 07, pelo Instituto do Património Cultural (IPC).

Segundo o IPC, estes valores traduzem na grande aposta de acções de dinamização e valorização dessas estruturas, com grande enfoque na modernização de novos projectos museográficos, nomeadamente do Museu do Mar, e do mais recente e moderno Museu de Arqueologia da Boa Vista, inaugurado no passado 08 de Junho.

"O museu mais visitado, quer pelos nacionais quer pelos estrangeiros, continua a ser o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal com 6428 visitantes, em segundo lugar está o Museu Etnográfico da Praia que contabilizou 3430 visitantes e em terceiro o Museu do Mar com 2332 entradas", revela.

Conforme o IPC, este aumento de visitantes está associado ao projecto de reabilitação do edifício e à apresentação de uma exposição temporária, ambos ocorridos em Janeiro do corrente ano.

Os dados mostram que o Museu de Arqueologia da Boa Vista, que apesar de ter as portas abertas há menos de 15 dias, contemplou um total de 203 visitantes, sendo a mais recente estrutura museológica e a mais nova oferta turística da Boa Vista.

A mesma fonte indicou que os programas de divulgação que vão desde o contacto direto com o sector educativo e turístico, como no reforço dos mecanismos de comunicação digitais continuam a serem efectivados e reforçados, sendo todos os museus geridos pelo IPC já integrantes do site www.museus.cv, traduzido em três idiomas e disponíveis em páginas individuais no facebook onde são partilhados recorrentemente os conteúdos.

“Estes dados atestam o valor que os bens culturais agregam aos destinos, ainda que o produto âncora esteja associado à natureza”, aponta.

Autoria:Dulcina Mendes,7 jul 2023 10:38

Editado porAndre Amaral  em  2 abr 2024 23:28