Augusto Veiga deu a garantia ao ser questionado pela Inforpress, na sequência de visitas hoje, no Mindelo, ao Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) e ao Centro Cultural do Mindelo (CCM).
Conforme o governante, a solicitação de mais recursos para o sector está a ter uma “boa resposta” por parte do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, assim como também do primeiro-ministro.
“Ontem (terça-feira) tive uma reunião que tem a ver com essa parte, de onde saímos extremamente positivos, que se chama arbitragem financeira, e temos boas garantias de um aumento para a área da cultura”, enalteceu.
Questionado sobre o montante, Augusto Veiga disse não ser possível divulgar por agora, uma vez que o orçamento de 2025 ainda não foi apresentado.
Mas, asseverou, será um “aumento bom” para o sector que é visto como um “factor fundamental” também para o crescimento económico do país.
“Estamos focados a nível do sector, para poder credibilizá-lo, poder formalizá-lo e para ser mais forte financeiramente e atrairmos mais investimentos para a cultura”, garantiu.
Relativamente às duas instituições visitadas hoje, no Mindelo, o governante admitiu ter ficado bem impactado com o CNAD e as exposições ali presentes e alertou para a necessidade de se fazer mais para atrair visitas de escolas e outras instituições, a fim de conhecerem a história artística cabo-verdiana.
Já quanto ao CCM, Augusto Veiga disse que já está a ser estudado a possibilidade de fazer melhorias no edifício antigo por forma a dar continuidade à dinâmica do espaço.
Por outro lado, da visão geral do Mindelo, confirmou a ver como cidade cultural “por excelência”, tanto que antes de ser ministro trouxe para cá o evento do qual era organizador, o Atlantic Music Expo (AME).
Por isso que, aproveitando a visita, a convite do presidente da Câmara Municipal de São Vicente para participar do Festival de música de Baía das Gatas, tem ainda hoje encontros marcados com organizadores de eventos culturais da ilha, como o Mindelact, Kavala Fresk Festival, Mindel Summer Jazz e Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV).
“O que demonstra a nossa atenção e importância para a parte cultural da Ilha e vamos estar em estreita conexão com várias outras organizações, para nos ajudar a ter um impulso ainda maior”, lançou.
De resto, segundo a mesma fonte, há “vários projectos” em carteira que ainda não foram anunciados devido ao pouco tempo de tomada de posse, que está a servir para tomar pulso às instituições e reunir com os diferentes dirigentes.
Entretanto, afiançou que o seu ministério já tem uma “ideia clara” do que vai fazer e no final do mês pretende apresentar um plano com as linhas mestras das actividades a serem realizadas com o orçamento restante deste ano e de 2025.
O ministro vai visitar na próxima semana as instituições ligadas ao sector, na cidade da Praia.