Augusto Veiga fez esta afirmação no final da visita que fez ao Instituto do Património Cultural (IPC) e à Comissão Nacional da Unesco (CNU) em Cabo Verde.
O governante tem realizado essas visitas para conhecer, mais a fundo, as instituições que estão sob tutela do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, as actividades programadas e projectos.
Augusto Veiga iniciou as visitas na semana passada em São Vicente e dá continuidade na cidade da Praia.
“Já iniciamos esta semana as visitas de cortesias, as instituições que estão na orgânica do Ministério da Cultura, vamos continuar ainda durante a próxima semana. Estamos a ter uma ideia concreta das instalações, dos recursos humanos e dos projectos que estão a ser desenvolvidos”, frisa.
Segundo o governante, a maior preocupação é a gestão dos recursos humanos, “essa é uma preocupação grande. A nível dos projectos tem sido extremamente positivo. A maior preocupação é a gestão dos recursos humanos”.
“No que concerne aos recursos humanos há várias situações. Há situações que são legais que o Governo está a trabalhar neste momento para resolver várias pendências que existem na administração pública, mas também há outras formas de mobilidade que podemos utilizar para resolver”, sublinha.
Conforme explicou a uma carência que existe ao nível de recursos humanos em várias instituições são devido à reforma e licenças sem vencimento. “Então, já iniciamos o trabalho de tentar mobilizar e de conseguir a melhor forma de reduzir esse défice”.
Por outro lado, disse que pretende reunir com o Ministério da Educação, Ministério da Agricultura e Ambiente porque tem gestão partilhada em alguns projectos.
“Mas também temos a Administração Pública do Arquivo Histórico. Então temos gestão partilhada em vários projectos e pretendemos reunir com esses ministérios para ver como é que podemos trabalhar da melhor forma e dar continuidade aos projectos existentes e tentar ter outros novos”, realça.