Os grupos em vários pontos do país já iniciaram os preparativos para a "Festa do Rei Momo” que acontece este ano, no dia 4 de Março.
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas disponibilizou dois mil contos para os grupos de Carnaval de Ribeira Brava, mil contos para Copacabana e mil contos para Estrela Azul.
Segundo o MCIC, em São Nicolau, este ano dois grupos vão brincar o Carnaval nas principais artérias na ilha de Chiquinho, adentrar pelas ruelas da Ribeira Brava e terminar a festa no "Terreiro".
“Com um Carnaval peculiar e mais comunitário, Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau vibra de cores, música e dança durante a festa de "Rei Momo" que acontece no primeiro final de semana de Março de 2025”, realça.
Na ilha do Sal, o MCIC avisa que já disponibilizou 800 contos aos grupos de Carnaval, num protocolo que foi assinado com a Câmara Municipal.
A mesma fonte relata que na ilha do Sal irão desfilar quatro grupos oficiais. “As ruas e as avenidas da ilha do Sal conhecem, todos os anos, uma grande movimentação do Carnaval”.
Na ilha do Fogo, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas informa que disponibilizou 400 contos aos grupos carnavalescos do município de São Filipe, através da Câmara Municipal de São Filipe. Já para os grupos dos Mosteiros, o MCIC disponibilizou 300 contos.
O MCIC garantiu que o Governo aumentou a verba do Carnaval 2025 para 15 milhões de escudos cabo-verdianos. “Um aumento de mais cinco milhões de escudos cabo-verdianos para promover o Carnaval nacional”.