A cerimónia de abertura será presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, no dia 03, pelas 15h30, no Palácio do Povo, Mindelo.
Segundo o Ministério da Cultura, o atelier tem como objectivo principal despertar a consciência para a relevância da organização do patrimônio arquivístico do país, por meio de diversos cursos planeados para desenvolver e fortalecer competências nas áreas de Gestão Documental, Conservação e Preservação de Documentos.
“Esta formação visa ainda contribuir para termos serviços mais organizados e mais actualizados, através da capacidade de técnicos, que ocupar-se-ão da gestão e organização dos arquivos, sobretudo, os das diversas entidades governamentais”, revela.
O programa de formação ministrado por técnicos do IANCV e da Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas de Portugal, responde às necessidades de organização e recuperação de arquivos, verificadas pelas diversas entidades da Administração Pública de Cabo Verde, alinhando-se com os desafios e objectivos delineados pelo IANCV.
A mesma fonte indica que o IANCV, no âmbito das suas competências e atribuições, tem-se aproximado das instituições produtoras de arquivos públicos do país, visando conhecer as entidades produtoras de documentos de arquivos com o objectivo de apoiá-los tecnicamente na criação das condições para que os princípios e as práticas arquivísticas sejam implementados e implantados nas instituições.
“Com esta iniciativa conjunta, demonstra-se o sólido compromisso do IANCV e da Cooperação Portuguesa, em relação à situação dos arquivos em Cabo Verde, e particularmente na recuperação dos arquivos de instituições que sofreram inundações com a recente tempestade que assolou a ilha de São Vicente”, frisa.
A referida formação está organizada em duas fases, sendo que a primeira, que decorrerá de 3 a 14 de Novembro, incidirá sobre “Técnicas de Tratamento e Gestão Documental” e terá como formadora uma técnica do IANCV e a segunda, “Procedimentos de Preservação, Conservação e Restauro de Documentos Gráficos”, a ter lugar de 10 a 14 de Novembro.
homepage







