Segundo a mesma fonte, este prémio anual tem como objectivo estimular o Carnaval espontâneo, que ao longo dos anos se afirmou como um dos elementos mais marcantes e diferenciadores do Carnaval do Mindelo.
“É a celebração da imaginação, da originalidade e da capacidade única que cada folião tem de se reinventar e surpreender”, aponta.
Na terça-feira, 17 de Fevereiro, entre às 17h00 e às 19h00, ao longo do percurso dos grupos oficiais na Rua de Lisboa, serão avaliados a performance dos grupos e participantes individuais que se destacam pela criatividade e autenticidade das suas criações.
O MCIC realça que a designação KAKOY presta homenagem a uma figura emblemática do Carnaval mindelense, que faz parte da memória colectiva dos são-vicentinos.
A cerimônia de entrega dos prémios acontece na quarta-feira, 18, às 14h30, no Palanque da Rua de Lisboa.
Na categoria de grupo, o primeiro lugar vai receber a quantia de 40 mil escudos, segundo lugar 30 mil escudos e terceiro 20 mil escudos.
Na categoria individual, o primeiro lugar receberá 20 mil escudos, o segundo 15 mil e o terceiro 10 mil escudos.
A mesma fonte refere que se trata de uma iniciativa do Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, que reforça a valorização da nossa identidade cultural e da força criativa do Carnaval de São Vicente.
Ministério da Cultura reforça financiamento do Carnaval 2026
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou que, neste ano, o financiamento, viabilizado pelo Fundo do Turismo, recebeu um aumento de 30% a 50%.
O MCIC informou ainda que todos os grupos e câmaras municipais que receberam financiamento por meio do Edital já auferiram o valor integral. Conforme o MCIC, São Vicente, São Nicolau (Ribeira Brava) e Praia receberam 50% do valor em finais de Outubro de 2025, enquanto os grupos do Sal receberam 100% do financiamento em Outubro de 2025.
homepage








