Jailson Juff, presidente do grupo, em declarações à Rádio Morabeza, no final da premiação, destacou um prémio com sabor especial.
“Tivemos muita concorrência no terreno. Não estavam na avenida, mas no terreno, a condicionar o nosso trabalho, mas graças a Deus conseguimos. Todos os anos enfrentamos dificuldades, este era um ano especial e não poderíamos deixar as dificuldades vencer. Este título significa muito, um dos mais importantes, por tudo o que São Vicente passou em 2025 e pelas dificuldades que passámos no terreno. A qualidade dos desfiles é fruto da nossa resistência”, afirma.
Com apenas dois dos habituais seis grupos oficiais a pisar o asfalto, Flores do Mindelo ficou em segundo lugar.
Ana Soares, presidente do grupo, sublinha o sentimento de dever cumprido.
“Estamos felizes. Éramos dois grupos e um tinha que ficar em primeiro. Lutámos os dois para trazer o Carnaval para as ruas de Mindelo. Estou contente por termos mostrado ao povo de São Vicente um carnaval digno. Por mais problemas que tivemos, mostramos um carnaval à altura de São Vicente. Foi muito trabalho, fomos ameaçados, mas conseguimos chegar até aqui para mostrar e levantar Mindelo. Para o ano cá estaremos”, assegura.
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal, Augusto Neves, enalteceu o que considerou ser um grande desfile carnavalesco.
“É um sentimento de amor a São Vicente. Vamos esquecer as cores partidárias e abraçar esta ilha, desenvolvê-la para melhorar a qualidade de vida da população, fazer grandes eventos como este carnaval, para trazermos mais convidados e turistas, gerar mais trabalho, e isso é que é fundamental. Esta é a nossa filosofia, a nossa identidade: fazer um grande carnaval para movimentar esta ilha, porque a sua essência é a cultura”, afirma.
Lista completa dos prémios do Carnaval de São Vicente 2026:
Melhor bateria: Cruzeiros do Norte
Melhor carro alegórico: Cruzeiros do Norte
Mestre-sala: Ricardo Fernandes (Cruzeiros do Norte)
Porta-bandeira: Laurinda dos Santos Nascimento (Cruzeiros do Norte)
Rainha de bateria: Ilsevânia Alves (Cruzeiros do Norte)
Segunda-dama: Beniza Livramento (Flores do Mindelo)
Primeira-dama: Eloísa David (Cruzeiros do Norte)
Rainha do Carnaval: Dorilda Morais (Cruzeiros do Norte)
Rei do Carnaval: Nelson Soares (Flores do Mindelo)
Cavalheiro do Carnaval: Alessandro Fortes (Cruzeiros do Norte)
Melhor carnavalesco: Fernando “Nóia” Morais (Cruzeiros do Norte)
Melhor música: “Mata Sodad” (Flores do Mindelo)
homepage








