Em partida realizada no Estádio da Luz, em Portugal, Fernando Varela jogou os 90 minutos e foi um dos melhores da equipa grega, tendo atirado uma bola à trave da baliza do Benfica.
O Benfica marcou no final da primeira parte, por intermédio de Pizzi, na conversão de uma grande penalidade, e os helénicos empataram no final do segundo tempo, por Warda.
Com este resultado fica tudo em aberto para o jogo de segunda mão, a disputar-se no próximo dia 29 de Agosto, na Grécia.
No entanto, os gregos ficam com uma pequena vantagem por terem marcado um golo fora, o que em caso de empate sem golos lhes permite a passagem para a fase de grupos.
Caso o PAOK consiga o apuramento, o internacional cabo-verdiano Fernando Varela vai fazer a sua estreia numa fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.
Para chegar a esta fase, o PAOK eliminou o Basileia e Spartak Moscovo, este do também internacional cabo-verdiano Zé Luís.
Fernando Varela, 30 anos, vai para a sua terceira temporada na Grécia, depois de cinco épocas na Roménia, onde representou o FC Vaslui e o Dínamo de Bucareste.
Estoril Praia, Trofense e Feirense são algumas equipas que Fernando Varela representou no campeonato português.