​Resumo de um fim-de-semana de futebol

Foi mais um fim-de-semana de futebol em Cabo Verde. Académica do Porto Novo conquista, pela nona vez consecutiva, o campeonato regional de futebol em Santo Antão – Sul. Mindelense lidera isolado em São Vicente. Sporting aproxima-se dos líderes Celtic e Académica, em Santiago Sul. Académica comanda no Fogo. Figueirense a um ponto do líder, Académico 83, no Maio. O campeão regional, Sporting conquistou a Taça da Brava. Onze estrelas a um empate do título na Boavista.

Santo Antão Sul

A Académica do Porto Novo conquistou, pela nona vez consecutiva, o campeonato regional de futebol em Santo Antão – Sul, após empate a zero com o Sporting, este domingo.

O campeão conseguiu 25 pontos, mais seis que o seu perseguidor directo, o Sporting, quando falta apenas uma jornada para o término do campeonato.

A penúltima jornada do campeonato iniciou-se, sábado, com a vitória do Marítimo, por 2-0, frente ao Inter e do Tarrafal, por 2-1, sobre a Fiorentina.

Quando falta apenas uma jornada para o fim da prova, a tabela classificativa é liderada pela Académica, com 25 pontos, seguida pelo Sporting, com 19 pontos. O Marítimo ocupa o terceiro lugar, com 14 pontos, o Tarrafal vem a seguir, com 10 pontos. O Inter ocupa a quinta posição, estando a Fiorentina em último posto, ainda sem qualquer ponto.

Santo Antão Norte

Ainda em Santo Antão, mas a norte, o Foguetões venceu o Paulense por 2-1 no fecho da oitava jornada do campeonato regional de futebol da primeira divisão, e afastou-se da zona de despromoção, agora com 09 pontos.

A oitava jornada do campeonato regional de futebol da primeira divisão arrancou no sábado à tarde, com a vitória do Solpontense sobre o Rosariense, por 2-1. Na segunda partida da tarde de sábado, o Santo Crucifixo venceu o Beira Mar, por 3-2. Com os resultados desta oitava jornada, a classificação indica que o Santo Crucifixo passou a somar 24 pontos, com o Rosariense em segunda posição com os mesmos 12 pontos que o Solpontense, que é terceiro.

Na segunda metade da tabela classificativa, o Paulense voltou a cair para o quinto lugar, mantendo os sete pontos que trazia da jornada anterior, trocando de lugar com o Foguetões que recuperou a quarta posição, agora com 09 pontos. O Beira Mar continua na sexta e última posição, com cinco pontos.

São Vicente

O Mindelense mantém a liderança isolada do campeonato de São Vicente, apesar do empate a um golo, ontem, frente ao Farense.

Batuque, segundo classificado, perdeu por 1-0 com o Salamansa.

O Mindelense passa a somar 27 pontos, mais cinco do que Batuque e Académica, ambas com 22 pontos, e mais sete do que o Farense, com 20 pontos na tabela classificativa. Na 11ª jornada, destaque também para a primeira vitória do Castilho, por 2-1, frente ao Corinthians, e para a vitória de 3-1 da Académica sobre o Derby.

Na classificação, disputadas 11 das 14 jornadas do campeonato de São Vicente de futebol da 1ª divisão, o Mindelense lidera com 27 pontos, seguido do Batuque e da Académica com os mesmos 22, e do Farense, com 20 pontos.

FC Derby é quinto, com 16 pontos, Salamansa ocupa a sexta posição, com 10 pontos, Castilho tem agora 05 pontos e Corinthians ficou na cauda da tabela com dois pontos.

Santiago Sul

O Sporting da Praia venceu o Tchadense por 2-1 e mantém-se na corrida para o título, com menos três pontos que os líderes Celtic e Académica, com 48 pontos cada. Em partida referente à 19ª jornada, realizada no Estádio da Várzea, a equipa leonina conseguiu o tento da vitória aos 94 minutos, após uma jogada de insistência concretizada por Vidigal.

Na partida que encerrou esta ronda, Boavista e Benfica empataram a uma bola.

Na sexta-feira, o Desportivo venceu o Unidos do Norte por 2-1, e Académica derrotou os Travadores também por 2-1. No Sábado, o líder Céltic goleou o Bairro por 4-1, tendo o Relâmpago derrotado Ribeira Grande por 3-2.

Na classificação geral, Celtic e Académica lideram com 48 pontos, seguidos do Sporting (45), Boavista (35), Travadores (33), Desportivo (28), Bairro (21), Relâmpago (20), Unidos do Norte (17), Benfica da Praia (12) Ribeira Grande (11) e Tchadense (05).

Fogo

O valência mantém viva a esperança de permanência no primeiro escalão do futebol foguense, após derrotar, domingo, o Desportivo de Cova Figueira por 3-0, no jogo da 16ª jornada.

Valência passa a somar 13 pontos, repartindo a última posição com mais três equipas, Atlético (Mosteiros), Baxada (Santa Catarina) e Nova Era (São Filipe), na luta pela manutenção.

Nos outros jogos, Spatak venceu Nova Era por 1-0, Académica derrotou Botafogo por 2-0, No Pintcha ganhou o Atlético por 2-0 e Vulcânico goleou o Baxada por 5-1.

Académica lidera com 41 pontos, seguido do Botafogo com 39, Vulcânico 33, No Pintcha 25, Desportivo 18, Spartak 14, Valência, Nova Era, Atlético e Baxada, todas com 13 pontos.

Próxima jornada, a penúltima, jogam Nova Era – Vulcânico, Académica – Spartak, Baxada – Desportivo, Atlético – Valência e No Pintcha – Botafogo.

Maio

Na ilha do Maio jogou-se este fim-de-semana a 12ª jornada do regional de futebol. No fecho da ronda, Figueirense venceu o Barreirense, por 1-0, e fica a um ponto do líder, Académico 83.

O Figueirense reforçou a sua ambição de chegar a liderança do regional quando faltam duas jornadas para o término do campeonato.

No primeiro jogo de sábado, as equipas do Mira-Mar e Morrerense não foram além de um empate de uma bola.

A prova é comandada pelo Académico 83, com 27 pontos, seguido do Figueirense (26), Onze Unidos (19), Barreirense (18), Académica do Maio (15), Morrerense (12), Mira-Mar (09). No fundo da tabela encontra-se Real Marítimo, com 07 pontos.

Brava

O Sporting conquistou hoje a Taça da Brava, em futebol, referente à época 2018/2019, ao vencer na final o Nô Pintcha por 4-0, em jogo disputado no Estádio Municipal Aquiles de Oliveira.

No final da partida foram entregues as taças referentes ao vencedor do campeonato regional e da Taça da Brava, assim como aos prémios de melhor guarda-redes e melhor marcador.

Além do troféu de campeão regional, o Sporting viu os seus jogadores arrecadarem os prémios individuais de guarda-redes menos abatido, Jorge, e de melhor marcador, Patrick.

O Sporting foi a primeira equipa campeã regional a garantir presença no nacional de futebol, cujo arranque está agendado para 06 de Abril.

Boavista

A equipa do Onze estrelas está a um empate do título, após a derrota deste domingo da Académica Operária frente ao Sanjoanense por 3-1.

Com esta derrota, em partida referente à 12ª jornada, realizada no Estádio Arsénio Ramos, a formação negra permanece com 24 pontos, a cinco dos Onze Estrelas, que este sábado venceram a Juventude, por 3-2, e chegaram a 29 pontos.

Na próxima jornada, a penúltima, haverá o confronto entre Onze Estrelas e Académica, com a formação de Bofareira a precisar de um empate e a Académica de uma vitória continuar a sonhar com o título.

Na partida que encerrou esta jornada, o Sal-Rei goleou Desportivo de Estância de Baixo por 6-1.

Na classificação, Onze Estrelas lideram com 29 pontos, seguido de Académica (24), Sporting (19), África Show (17), Sal-Rei (15), Juventude (10) Desportivo e Sanjoanense (09).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Rádio Morabeza, Inforpress,11 mar 2019 11:39

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 mai 2019 23:22

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.