Selecção nacional inicia a qualificação para o CAN’2021 nos Camarões

PorExpresso das Ilhas,26 out 2019 8:56

O jogo Camarões x Cabo Verde, referente à primeira jornada do Grupo F, para o CAN’2021, de acordo com a calendarização da Confederação Africana de Futebol (CAF), será disputado numa quarta-feira, 13 de Novembro, em Yaoundé. Cinco dias depois, 18, uma quarta-feira, o combinado nacional volta à casa para fazer a recepção à equipa nacional de Moçambique no Estádio Nacional, em Monte Vaca, Achada São Filipe.

Já é certo que a selecção cabo-verdiana de futebol concentra-se em Portugal, em Novembro, no estágio de preparação para o jogo com a sua congénere dos Camarões para a jornada inaugural do Grupo F de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2021. 

O seleccionador nacional de futebol explicou que por se jogar primeiramente fora de portas, implica que a selecção se concentre em Portugal para o seu jogo inaugural, com o propósito de “encurtar um bocadinho o tempo que já é pouco”, já que a grande maioria dos jogadores selecionáveis jogam nos clubes europeus. 

Admite, Águas, que as datas tenham sido favoráveis, primeiramente porque “são muito cedo e não permite espaços para trabalhar minimamente”, mas promete trabalhar a equipa cabo-verdiana no que for possível.

Em relação ao jogo com Moçambique, na capital cabo-verdiana, Rui Águas mostrou-se apreensivo pelo facto de a CAF agendar a partida para uma segunda-feira, mas disse esperar que “haja alguma tolerância neste dia que permite a equipa ter confortos em casa e que normalmente transporta as vitórias”.

Cabo Verde está inserido no Grupo F e para além dos Camarões (país anfitrião do CAN’2021) e Moçambique, tem ainda pela frente o Ruanda. 

No Grupo F os Camarões estão automaticamente qualificados, na qualidade de anfitrião da Copa pelo que se classificarem em primeiro lugar, passam juntamente com o segundo classificado.

Se os Camarões ficarem em segundo no grupo, qualificam-se juntamente com o primeiro lugar do grupo, mas se terminarem a fase de grupo em terceiro ou quarto lugar, qualificam-se juntamente com o primeiro do grupo, o que significa que apenas uma seleção passa no Grupo F.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 934 de 23 de Outubro de 2019

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 out 2019 8:56

Editado porAndre Amaral  em  15 nov 2019 23:21

pub.
pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.