À imprensa, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha, disse que as expectativas em relação a este campeonato, que decorre numa das unidades hoteleiras do município da Ribeira Grande, “são grandes” tendo em conta que a competição teve uma “aceitação muito boa”.
Informou que os jogos estão sendo transmitidos em directo nas maiores plataformas do mundo, o que representa uma “boa promoção” de Santo Antão, Cabo Verde e do xadrez nacional.
Por sua vez o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, parabolizou a federação por ter tido a “capacidade de descentralizar esta actividade”.
“A Federação Cabo-verdiana de Xadrez mostrou que todos os municípios estão aptos para acolher actividade a nível do xadrez e também de outras modalidades”, elucidou o edil ribeira-grandense.
Para Orlando Delgado, Ribeira Grande e Santo Antão têm a ganhar com a realização deste torneio pela sua “envergadura”.
“Esse campeonato é uma forma de internacionalizar a nossa ilha porque os jogos estão sendo transmitidos a nível internacional e é uma forma de lá fora as pessoas conhecerem Santo Antão, Cabo Verde e o xadrez nacional”, finalizou o autarca.