Case Study: Qual o nível participativo da F.C.F em competições da CAF?

PorWilliam Vieira,16 dez 2021 9:27

Este estudo tem por objetivo analisar e avaliar o nível participativo da Federação Cabo-verdiana de Futebol dentro do futebol continental africano, demonstrando um quadro realista e rigoroso sobre qual o verdadeiro quadro nacional de participação dentro da CAF.

Revisão da literatura

A CAF - Confederação Africana de Futebol - é o órgão que representa e administra o futebol no continente africano. Os torneios como a Copa Africana das Nações e a CAF Champions League por exemplo, estão sobre a coordenação e responsabilidade desta instituição.

A CAF está situada entre 6 zonas geográficas e possui na sua totalidade 54 membros associativos, sendo cada um deles, as Federações nacionais de futebol de cada país africano.

Cabo Verde, através da Federação Cabo-verdiana de Futebol, é um dos 54 países membro da Confederação.

Delimitações, levantamento e recolha de informações

O estudo de caracter quantitativo, está delimitado apenas dentro do contexto das seleções nacionais sob a égide da F.C.F, dentro das competições da CAF.

Para fazer o levantamento e a recolha de informações, recorri ao sítio oficial da Confederação Africana de Futebol, extraindo todos os dados necessários para a realização desta investigação.

Tabela de competições oficiais de seleções da CAF

Tabela de competições oficiais da CAF
A nível de seleções
1 Copa Africana das Nações (AFCON) S
2 Africa Nations Championship (CHAN) X
3 Beach Soccer Africa Cup of Nations X
4 African Cup of Nations sub-23 X
5 African Cup of Nations sub 20 X
6 African Cup of Nations sub 17 X
7 Women’s Africa Cup of Nations X
8 FIFA U-20 Women’s World Cup qualifiers X
9 FIFA U-17 Women’s World Cup qualifiers X
10 Futsal Africa Cup of Nations X
11 African Games Men X
12 African Games Women X

Fonte: CAF/Autoria própria.

Nº: É o número de competições oficiais da CAF.

A nível de seleções: São os nomes de cada competição oficial de seleções da CAF.

Análise de dados

• Em 12 competições oficiais de seleções da CAF, Cabo Verde, através da FCF participa apenas em 1 (CAN);
  • A F.C.F não participa em torneios de campeonatos residentes da CAF;
  • A F.C.F não participa em torneios continentais de Beach Soccer da CAF;
  • A F.C.F não participa em torneios de categorias de base menos 23 anos da CAF;
  • A F.C.F não participa em torneios da CAF menos 20 anos da CAF;
  • A F.C.F não participa em torneios da CAF menos 17 anos da CAF;
  • A F.C.F não participa na Copa de Africa das Nações no género feminino sénior AA da CAF;
  • A F.C.F não participa no Campeonato Mundial de Qualificação Feminino menos 20 anos da CAF;
  • A F.C.F não participa no Campeonato Mundial de Qualificação Feminino menos 17 anos da CAF;
  • A F.C.F não participa no Campeonato Africano de Futsal da CAF;
  • A F.C.F não participa no Campeonato Africano de Futebol de Praia da CAF;
  • A F.C.F não participa em Jogos Africanos em futebol no género masculino da CAF;
  • A F.C.F não participa em Jogos Africanos em futebol no género feminino da CAF.

Conclusões

Depois da análise dos dados acima exposto, estribados nos dados oficiais da Confederação Africana de Futebol, demonstra de forma clara a nossa limitação desportiva dentro do futebol africano.

• Este estudo diz que de entre as 12 competições oficiais da CAF, jogamos apenas uma competição.
  • A seleção de base (sub 17, sub 20 e sub 23) não competem em qualquer competição a nível de formação.
  • Um outro grande pormenor presente no trabalho é a não importância dada pela instituição para as competições de Futebol de Praia e Futsal dentro das competições da CAF.
  • Não obstante, o género feminino é também uma irrealidade dentro das competições da CAF.
  • Por fim, este trabalho apresenta um diagnóstico bastante débil no qua tange a participação das nossas diversas possíveis seleções dentro das competições da CAF.

De realçar que esta situação poderá estar associada à falta de poder económico quer por parte da FCF, mas também por parte da CAF, de forma a poder cobrir os custos e gerar receitas. Logo não será viável a participação de Cabo Verde nestas competições.

Sugestões

• Deixo algumas sugestões que se seguem:
  • Maior autonomia financeira, deixando de depender apenas da FIFA, CAF e Governo;
  • Fomento, através das AR’s, campeonatos de modalidades como Futsal e Beach Soccer;
  • Fomento, através das Associações Regionais, campeonatos femininos de futebol;
  • Maior competição entre escalões de base, não esperando que a diáspora faça o trabalho de casa;
  • Fomentar projetos geradores de rendimento para a autossustentabilidade, no sentido de apoiar outras modalidades derivadas e escalões de base dentro do quadro competitivo da CAF.

Autoria:William Vieira,16 dez 2021 9:27

Editado porAndre Amaral  em  15 set 2022 23:27