Artigos de William Vieira no nosso arquivo
Amílcar Cabral e o Desporto: Os Princípios Olímpicos e ilações históricas (I)
O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma análise relacionada com os valores fundamentais do Olimpismo e histórico do pensamento do líder africano para a independência de Guiné Bissau e Cabo Verde, Amílcar Cabral. Este estudo visa, através de uma análise comparativa, associar o pensamento de Cabral aos 7 princípios básicos do Olimpismo e analisar a partir da carta, evidências históricas sobre o seu percurso como pensador e amante do desporto.
Argentina: Os famosos nadadores cabo-verdianos negros no Mar de La Plata.
O primeiro registo da chegada de algum cabo-verdiano ao país Albiceleste, remonta ao século XVII com a chegada do “Negrito Manuel”, também chamado por “Manuel da Guiné” ou “Manuel da Costa dos Rios”, no qual teve uma relação de mais de 40 anos, incumbindo-se voluntariamente em cuidar da imagem de barro da Santa da Imaculada Conceição, durante toda a sua vida, mostrando-lhe devoção e idolatria numa capela que estava a construir para a sua adoração.
A perenização do nome de Pelé: os primeiros negros idolatrados no futebol
“Se eu sou o Rei do Futebol, Benbarek era o Deus” - Pelé.
EN Pelé: pela dignidade histórica do desporto das ilhas
Em 2014 foi inaugurado o Estádio Nacional, uma infraestrutura desportiva, feita de raiz, com capacidade para 15 000 adeptos.
Arábia Saudita: o coração da peregrinação islâmica e a nova diáspora desportiva cabo-verdiana.
Tal como o Vaticano apresenta-se para os Cristãos Católicos Romanos, como o centro da peregrinação, para os muçulmanos, seguidores do Corão, a Arábia Saudita é o centro de peregrinação islâmica. Devido às visões centralistas e a interpretação ocidental das coisas, a cultura islâmica tem sido alvo de descontextualizações, deturpações e etnocentrismo óbvios.
CM Catar 2022: Os descendentes de cabo-verdianos e o caso Nuno Mendes
A Copa do Mundo Qatar 2022 conta com 32 seleções e um total de 832 atletas eleitos para representarem as suas seleções nacionais.
1ª parte: A desconstrução do surgimento do desporto em Cabo Verde
No decorrer da história da civilização, em diferentes momentos, as sociedades apresentavam diferentes dinâmicas sociais, culturais e recreativas.
CV: O futebol e o avançado estado de degradação dos Estádios Locais
Como é percetível, nesta e em várias outras edições dos campeonatos nacionais e regionais, ficou de forma inequívoco, que a esmagadora maioria dos Estádios de Futebol em Cabo Verde, não apresentam condições para a prática do desporto rei.
Patrice Motsepe e a nova política de Estádios da CAF
A 12 de março de 2021, depois de ter ganho as últimas eleições na Confederação Africana de Futebol, e indo ao encontro à promessa nas eleições aos associados, Patrice Motsepe e a sua equipa, decretaram uma nova política de Estádios para o futebol do continente berço.
Esclarecimento sobre o Futsal em CV: Oficialização ou dinâmica?
Tendo a perceção do caracter nobre do recém-criado Núcleo de Oficialização do Futsal em Cabo Verde, deixo a minha seguinte apreciação sobre o assunto: O futsal já é uma modalidade oficial, pelo simples fato da Federação Cabo-verdiana de Futebol ser afiliada da FIFA. Ela não precisa ser oficializada, mas sim dinamizada!
Aristides Gonçalves: Entre a excelência diplomática e a afinidade pelo basquete
Esta é a crónica de um dos mais notórios diplomatas nascidos nas ilhas de Cabo Verde, com o vínculo nupcial entre a bola ao cesto e a supra carreira profissional tida em vários países e culturas no mundo.
O contributo de Amílcar Cabral na construção do Boavista FC da Praia
Muito próximo da estrada de acesso ao bairro da Vila Nova, encontra-se ainda ali um casebre. Maltratado pelo tempo e estando quase em ruínas, permanece ainda de pé. Naquele espaço foi criado um clube de nome Vilanovense FC. Eram os anos 30.
Case Study: Qual o nível participativo da F.C.F em competições da CAF?
Este estudo tem por objetivo analisar e avaliar o nível participativo da Federação Cabo-verdiana de Futebol dentro do futebol continental africano, demonstrando um quadro realista e rigoroso sobre qual o verdadeiro quadro nacional de participação dentro da CAF.
A desintegração do Desporto como elemento cultural em Cabo Verde
Estava nas aulas ainda do ensino primário. E o professor nos ensinava sobre a cultura. Ouvíamos vários nomes que eram para memorizar como a de Titina Silá, Pedro Pires e Amílcar Cabral. Eram os nomes dos combatentes da libertação de Cabo Verde e Guiné-Bissau!
Beisebol: a cabo-verdianidade de J. Campinha na luta contra a segregação racial nos E.U.A
“Ele passou por momentos difíceis porque os cabo-verdianos não eram aceites. Eles foram considerados muito claros para serem pretos e muito escuros para serem brancos. ... era difícil para os cabo-verdianos identificar onde se enquadravam.” Dra. Josepha Campinha-Bacote.
Mundial/Andebol 2021: Um caso de estudo da magnitude da nossa Diáspora
Este estudo tem por objetivo saber a relevância da Diáspora, através do fornecimento de atletas, no contexto das seleções nacionais das modalidades coletivas em fases finais de competições continentais e mundiais.
Da história otomana ao percurso dos atletas cabo-verdianos na Turquia
Eram simplesmente implacáveis os otomanos! Os tais clãs turcos unificados que conquistaram a Roma Oriental – Dominaram quase toda a Europa e foram em tempos, um dos exércitos mais poderosos e temíveis no mundo.
AfroBasket 2021 : Monsieur Président Paul Kagame, je vous présente « os Tubarões Azuis»!
Excelentíssimo Senhor Presidente da República de Ruanda, Paul Kagame. Estes são os Tubarões Azuis! Oui, “os Tubarões Azuis”!
A Ética em Orlando Mascarenhas
Orlando Mascarenhas é de fato a Ética em pessoa. É a mais bela combinação entre o professor e a sua disciplina.
Raimundo Melo: do amor pelo desporto à devoção pelos “pixels”
Este artigo só foi possível devido a colaboração de muitas personagens do passado do desporto nacional. Queria antes de iniciar, deixar uma palavra de apreço a estes homens, muito deles estando no anonimato desta sociedade mediática e que quase ou nenhum contributo têm dado na divulgação da história do desporto nacional. Um muito obrigado da minha parte.
mais