São Vicente é palco da 19ª edição do Startup Weekend

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,30 out 2018 14:27

Mónica Vicente ;    Samir Pereira
Mónica Vicente ; Samir Pereira(Rádio Morabeza)

A 19ª edição do Startup Weekend acontece este fim-de-semana, no Mindelo. Esta é uma iniciativa que se repete desde 2012, sem que contudo existam dados sobre o sucesso ou não dos projectos que saem do evento.

A informação foi confirmada hoje, por Samir Pereira, director executivo do Startup Weekend, durante a apresentação do evento, que acontece em São Vicente de 2 a 4 de Novembro, tendo como pano de fundo a economia azul.

“Realmente, não temos os dados exactos, mas neste momento posso afirmar, com toda a certeza, que dos participantes que têm saído do Startup Weekend, temos à volta de 40 empresas que depois continuaram e deram seguimento aos projectos e a essas iniciativas.Tem sido muito interessante o impacto do Startup weekend, isso provavelmente será um estudo interessante a fazer e apresentar dados concretos e iniciativas concretas que têm saído do programa”, afirma.

O Startup Weekend é realizado sempre durante um fim-de-semana, num evento com duração de 54 horas, onde são facultados aos participantes incentivos e uma rede de contactos, desde a concepção da ideia até ao lançamento do projecto.

Samir Pereira destaca a importância da iniciativa na promoção do empreendedorismo e inovação empresarial.

“O Startup Weekend é um programa que realmente tem dado frutos interessantes. Tem criado ou ajudado a criar pequenas empresas, novas no mercado, empresas muito inovadoras. Temos vários casos de empresas que têm as suas raízes nos programas do Startup weekend, desde as sua primeiras edições até às mais recentes, e este tem sido o nosso propósito e vai continuar a ser: fomentar a criação de novos empreendimentos, mais do que novos empreendimentos, empreendimentos que realmente sejam inovadores e possam resolver um problema local ou nacional e também poder criar rendimentos para o promotor”, assegura.

Em cada edição, o Startup Weekend trabalha cinco 5 ideias ou projectos e no final implementa duas.

Mónica Vicente, administradora da Pro Empresa, parceira do evento, destaca a importância do acompanhamento da evolução das empresas, de modo a evitar mortes prematuras.

“Os jovens têm uma ideia, um plano de negócio mas depois como implementar? Não têm financiamento e é aí que a Pro-Empresa entra, com o apoio, com os programas de financiamento que tem neste momento”, sublinha.

Esta edição do Startup Weekend, que acontece no Mindelo, está também integrada na semana global de empreendedorismo, que envolve mais de 150 país, sob o lema "pense global mesmo sendo local".

A preceder o evento realiza-se hoje, na universidade do Mindelo, uma palestra para identificar oportunidades, lacunas e espaços de inovação nos mercados

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,30 out 2018 14:27

Editado pormaria Fortes  em  23 jul 2019 23:22