Electra inaugura laboratórios de aferição de contadores

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,18 set 2018 14:50

1

Reduzir as perdas de electricidade, aumentar a fiabilidade e diminuição do tempo de indisponibilidade de energia na rede. São estes os objectivos que a Electra pretende atingir com os novos laboratórios de aferição de contadores e de ensaios de equipamentos de rede eléctrica, em São Vicente e na Praia.

O espaço em Mindelo foi inaugurado hoje. Segundo o administrador executivo da Empresa de Electricidade e Água, Manuel Silva, o objectivo é também melhorar a qualidade de distribuição.

“Com esta funcionalidade, vamos melhorar toda a nossa qualidade de distribuição de energia. No fundo, para poder haver aumento de penetração das renováveis temos que também que ter a melhor qualidade de energia e a continuidade do serviço. É evitar os tempos de não fornecimento de energia que são lesivos à própria Electra e à economia, daí que o grande objectivo neste momento é a redução das perdas e a melhoria da qualidade de energia para que haja maior penetração das renováveis”, explica.

Além da componente das protecções das redes, o projecto inclui o controlo dos contadores e formação do pessoal que já está a utilizar os laboratórios.

“É de extrema importância para o controlo dos contadores, para termos a certeza de quando um contador vai ser instalado na casa de um cliente ele esteja a funcionar sem qualquer erro. Também servirá, em caso de reclamação de algum cliente em que ele tenha suspeitas do bom funcionamento do seu contador, de podermos fazer aqui a análise e até convidar o cliente para vir aqui assistir ao teste dos contadores”, afirma.

Os laboratórios foram montados pela Siemens Portugal, em parceria com a EDP Internacional, que também formaram os técnicos da Electra. Fernando Silva, da Siemens, realça a importância do projecto para Cabo Verde.

“São importantes porque criam as condições em termos de infra-estruturas para poder ter a certeza de que a qualidade e a continuidade da energia e a segurança de quem a utiliza, sejam os técnicos da Electra, sejam os consumidores, serão feitas nos mais elevados padrões”, garante.

Os laboratórios, segundo a Electra, fazem parte de um conjunto de projectos cujo financiamento é na ordem dos 5,1 milhões de euros, financiados pelo Banco Europeu de Investimentos.

A empresa garante que o investimento terá impacto em todas as ilhas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,18 set 2018 14:50

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 jun 2019 23:22

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.