Electricidade e água mais caras a partir de hoje

​A electricidade e água estão mais caras desde as zero horas desta terça-feira. Os aumentos verificam-se em todos os escalões, tanto na Electra, como na empresa Águas e Energia da Boa Vista.

As novas tarifas, fixadas pela Agência de Regulação Económica (ARE), ditam, ao nível da Electra, uma subida média de preços de 2,38% e 2,55% para electricidade e água, respectivamente.

De acordo com a nova actualização, as tarifas de electricidade para a Electra sofrem um aumento em todos os escalões, de 0,60 escudos/kwh, e as tarifas de água para as ilhas de São Vicente e Sal, um aumento de 8,72 escudos/M3.

Em relação à Águas e Energia da Boa Vista, os preços sofrem um aumento na tarifa média de 2,84% para electricidade e 0,85% para água.

Traduzindo. No caso da electricidade doméstica distribuída pela Electra, primeiro escalão (para consumos mensais até 60 kwh), o preço com IVA sobe para os 26$09/kwh. Para consumos superiores a 60 kwh/mês o preço com IVA incluído sobe para 33$98 /kwh.

Quanto à água vendida pela Electra, o consumidor passa a pagar mais por tonelada. Na tarifa doméstica, primeiro escalão até 6 m3/mês, o preço com IVA incluído sobe para 258$72/tonelada. Os consumos respeitantes ao segundo escalão, entre 6 e 10 m3/mês, passam a ser tarifados ao preço tabela de 380$92, com IVA incluído.

Na Águas e Energia da Boa Vista, no primeiro escalão, até 60 kwh/mês, o cliente passa a pagar um preço final de 29$13/kwh. No segundo escalão, o preço está fixado nos 37$02/kwh…

A água vendida pela AEB segue a tendência e passa a ser vendida mais cara. Nos consumos até 6 toneladas mensais, o preço com IVA passa a ser de 26$42. No segundo escalão, entre 6 e 10 m3/mês, o cliente passa a pagar um preço final de 368$82.

A Agência de Regulação Económica justifica o aumento tarifário com o aumento dos preços dos combustíveis de Junho de 2017 a Março de 2018 e com os parâmetros relativamente às perdas, ao mix de combustíveis utilizados na produção de electricidade e a participação das renováveis.

Os novos preços de electricidade e água vigoram de Março a Setembro deste ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Rádio Morabeza,7 mar 2018 6:56

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 set 2018 3:22

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.