Privados pedem (mais uma vez) o fim das burocracias exageradas

PorJorge Montezinho,26 jan 2019 10:19

Olavo Correia
Olavo Correia

​O ministro das Finanças e os empresários de Sotavento reuniram-se, sexta-feira à noite, para uma troca de informações e de conhecimentos entre o sector empresarial nacional e o governo. Em cima da mesa do jantar/debate organizado pela Câmara do Comércio do Sotavento esteve o Orçamento de Estado para 2019, instrumento fundamental de execução da política do executivo. A administração pública foi a mais criticada. Governante concordou com a necessidade de desburocratização e anunciou duas novidades.

“Neste orçamento trata-se da vida de todos nós, como a administração pública vai funcionar e esperamos que desta vez funcione, que deixemos de ter os problemas, as confusões, a falta de resposta e atenção que é dada aos empresários e que a nossa administração pública vá melhorando pouco a pouco”, disse Jorge Spencer Lima, presidente da Câmara de Comércio do Sotavento, na abertura do encontro com o ministro das Finanças. “Sabemos que neste momento temos uma secretaria de Estado da modernização da administração pública, esperamos que seja uma modernização para a frente e não para trás”.

Actualmente, segundo o representante do sector privado, há muitas coisas que não funcionam. Por exemplo? A gestão das licenças de importação, que passaram para as câmaras do comércio. “A lei diz que um dos aspectos dessa licença é uma declaração do Ministério das Finanças, vai-se ao Ministério das Finanças e é um calvário para ter essa declaração. Escrevem-se cartas, marcam-se encontros e não há meio de tirar essa declaração, porque sem ela não conseguimos passar uma licença de importação”.

Mas os empresários querem também mais rigor do Estado no papel da legislação e que as regras e as leis sejam cumpridas. “Ultimamente, temos tido uma avalanche de reclamações de empresas de uma competição ilegal, cada um abre o que quer, onde quer e como quer e ninguém manda fechar. Ninguém controla, ninguém inspecciona, ninguém impõe sansões. As regras foram feitas para ser cumpridas, se isso não acontece entramos num sistema de salve-se quem puder e aí vai ser uma confusão total. Há essa necessidade premente de estarmos a conviver num ambiente de negócios claro, definido, com regras claras para toda a gente. Nós temos de cumprir, mas o governo não tem só de as fazer, tem obrigação de inspeccionar para que o sistema funcione”, sublinhou Spencer Lima.

Nem tudo é mau. Apesar no retrocesso no ranking Doing Business, o presidente da Câmara de Comércio admite que há avanços e acredita que o OE2019 vai trazer um maior impulso na questão da melhoria do ambiente de negócios. Até porque, recordou, sem os empresários o governo não vai atingir a meta do emprego estipulada. “Para isso precisamos de um clima de negócios onde nos deixem trabalhar, onde não haja empecilhos e onde as coisas sejam feitas a tempo para que este país possa avançar. A melhoria do clima vai servir a toda a gente, um clima agreste, de confusão, de greves, não serve a ninguém, queremos que as coisas funcionem. Os sindicatos falam sempre na exploração do trabalhador, não é verdade. Não quero que o meu trabalhador se sinta explorado, quero que se sinta contente, porque melhora a produtividade. Agora, não podemos ir tratar questões claras, que estão na lei, e que vem alguém e bloqueia, vem outro e interpreta à sua maneira, e ninguém sabe como se apresenta um processo porque cada um decide à sua maneira e como quer. Isto tem de acabar. Não podemos continuar a apresentar processos em que cada chefe muda as regras, o meu problema atrasa-se, eu perco dinheiro”.

Parceiros do governo, sim, reiterou Spencer Lima, desde que as rodas da administração pública estejam oleadas. “Não é um a puxar para a direita, outro para a esquerda e um no meio a trancar para lado nenhum. Quem não conseguir acompanhar, que desça. Diga-nos qual é o rumo do barco para que possamos também soprar a vela e avançar, rapidamente, para águas mais calmas”.

Combater a burocracia com liderança

Do outro lado da mesa, o ministro das Finanças concordava com as críticas. “O maior problema que temos em Cabo Verde é a burocracia, mas ela deve ser combatida com liderança”, disse Olavo Correia.

O governante assumiu que o país tem, de facto, desafios sérios, o principal é criar um ecossistema que garanta que os negócios possam ser feitos da forma melhor e mais fácil possível. Como? Com a alteração do quadro legal, a criação de instrumentos, a mudança de atitude, mas também passa por mudança no seio do sector privado: “Temos de mudar a gestão, ser capazes de estabelecer parcerias, mais competitivos, poder aproveitar as oportunidades, é um desafio colectivo do lado público e privado”.

Olavo Correia reiterou a máxima que o Estado não tem dinheiro para dar a ninguém. Os projectos é que terão de ser bem montados, bem geridos e bancáveis, para que possam ter acesso ao financiamento. “Há só uma regra, o governo não investe, o governo ajuda a fazer as coisas acontecer. Quem investe é o sector privado”.

E depois o recado para a administração pública. “Temos de ter toda uma administração pública voltada para esse objectivo, porque quando dificultamos a vida a uma empresa não dificultamos a vida ao dono, estamos a dificultar a vida a quem trabalha na empresa e aqueles que poderiam estar empregados e não estão. Cada acto de omissão é uma questão que pode ser de vida ou de morte para alguém”.

Tempo depois para as novidades. A primeira, a criação de um sistema em que todos os contractos e serviços comprados junto das empresas vão estar numa base de dados, permitindo que o Estado pague num prazo máximo de 45 dias “e quem não o fizer na administração pública será responsabilizado”. Ainda com esse sistema, se o Estado não cumprir o prazo, os bancos vão poder adiantar esse pagamento. O sistema deve estrar em funcionamento ainda este ano.

A segunda novidade é que já está tudo pronto para a criação de um fundo de garantia soberano, de 90 milhões de euros. “Vai ser aprovado brevemente em Conselho de Ministros e no Parlamento, para nos próximos anos poder alavancar projectos de grande monta em Cabo Verde. Projectos empresariais que possam ser estruturantes para o desenvolvimento da economia nacional. E vai ser um fundo apenas para projectos privados, não pode financiar projectos públicos”, garantiu Olavo Correia.

Os empresários ouviram e garantiram que vão cobrar todas as promessas feitas para este ano.

Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 895 de 23 de Janeiro de 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Jorge Montezinho,26 jan 2019 10:19

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 out 2019 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.