INE actualiza forma de cálculo do IPC

PorExpresso das Ilhas,14 fev 2019 15:05

Instituto Nacional de Estatística actualizou o ano-base para o cálculo da taxa de inflação, que passa agora a ser 2018, em vez de ser, como até agora, o ano 2007. Próxima actualização será feita dia 21.

"Nos aspectos metodológicos passamos a ter um índice encadeado que pressupõe que a qualquer momento possamos introduzir ou tirar produtos que aparecem no mercado e também, a nível da estrutura de consumo da população cabo-verdiana, de acordo com o ultimo inquérito às despesas e receitas familiares registaram-se alterações significativas", explicou Celso Soares, vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística.

“A partir de agora o que nós podemos garantir é que com a nova metodologia os resultados do IPC vão reflectir a realidade do consumo das famílias cabo-verdianas e vai passar a ser realizado de cinco a cinco anos”, acrescentou Celso Soares.

O novo IPC foi apresentado no âmbito de uma missão de assistência técnica do consultor do FMI Daniel Santos, que decorre de 11 a 22 do corrente, e que tem como objectivo finalizar dados, socializar as principais alterações metodológicas e apresentar os primeiros índices de 2019 com a nova base efectuada em 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 fev 2019 15:05

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 nov 2019 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.