Inflação a 1,2% em Janeiro

PorAndre Amaral,21 fev 2019 11:26

Novo ano base para o cálculo da taxa de inflação introduziu novos elementos na forma de cálculo, com a entrada de produtos que até agora não eram contabilizados.

No primeiro mês do ano, segundo o INE, "o nível médio de preços manteve-se face a Dezembro" com a taxa de variação mensal a ser de 0,0%. Já em termos homólogos, comparando Janeiro deste ano, com Janeiro de 2018, a taxa de inflação teve uma variação de 0,9%, "mantendo o movimento de desaceleração que se iniciou em Dezembro de 2018", explica o INE.

Anualmente, a variação do Índice de Preços foi de 1,2%, um valor "inferior em 0,1 pontos percentuais face à observada em Dezembro de 2018. Este resultado situa-se ao nível do que o indicador vem apresentando desde o segundo trimestre de 2018 que denota uma estagnação na taxa de variação média dos últimos doze meses em torno de 1,1%", aponta o INE no comunicado enviado à comunicação social.

Os responsáveis do Instituto Nacional de Estatística anunciaram igualmente que esta foi a primeira vez que a taxa de inflação foi calculada aplicando um novo ano base. Ou seja, a “partir de agora o que nós podemos garantir é que com a nova metodologia os resultados do IPC vão reflectir a realidade do consumo das famílias cabo-verdianas e vai passar a ser realizado de cinco a cinco anos”, o que significa que "passamos a ter um índice encadeado que pressupõe que a qualquer momento possamos introduzir ou tirar produtos que aparecem no mercado e também, a nível da estrutura de consumo da população cabo-verdiana, de acordo com o ultimo inquérito às despesas e receitas familiares registaram-se alterações significativas", explicou Celso Soares, vice-presidente do Conselho de Administração do INE. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,21 fev 2019 11:26

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 nov 2019 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.