​Empresários da CPLP exortam líderes políticos a facilitar mobilidade

PorExpresso das Ilhas, Lusa,13 jun 2019 7:56

1

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) exortou os chefes de Estado e de governo dos Estados-membros da organização a adoptar medidas para facilitar a mobilidade dos cidadãos entre os territórios.

A posição está expressa numa resolução aprovada na terça-feira, no Rio de Janeiro, durante a reunião ordinária da CE-CPLP, consultada pela Lusa, em que a direcção da organização expõe três medidas "concretas e imediatas" que pretende que os líderes dos países que integram a organização adoptem e que "visam a garantia de mobilidade plena no espaço da CPLP".

Nestas medidas incluem-se a agilização e facilitação da concessão de vistos de entrada nos países da CPLP para "todos cidadãos da comunidade", a eliminação da obrigatoriedade de vistos de entrada e permanência para "membros das entidades e instituições empresariais, assim como para o empresariado de cada país membro", e a garantia da "livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais no espaço da organização".

A CE-CPLP especifica que, no caso de "empresários e homens de negócios", as medidas permitirão "desenvolver o intercâmbio de negócios".

A organização evoca resultados de reuniões anteriores da CPLP que ainda não avançaram neste sentido.

Portugal aposta na liberdade de residência e garante "total apoio" ao livre acesso ao espaço Schengen

António Costa considera que o acordo de mobilidade da CPLP deve ter como base a liberdade de residência. O primeiro-ministro de Portugal falava aos jornalistas, hoje, em São Vicente. Para o líder do governo português, esta é uma solução jurídica que permite a Portugal respeitar os seus compromissos dentro da União Europeia.

Na terça-feira, o Presidente e o primeiro-ministro portugueses declaram que Portugal está ao lado de Cabo Verde na defesa da supressão de vistos no quadro da União Europeia (UE) e da livre circulação de cidadãos na CPLP.

Fazem parte da CPLP Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde (que tem actualmente a presidência rotativa da organização), Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,13 jun 2019 7:56

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 mar 2020 23:20

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.