​Preço dos produtos importados diminui em Setembro

Os preços dos produtos importados diminuíram 0,3%, em Setembro deste ano, valor inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior. No mesmo mês, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,7%, valor superior em 1,2 p.p. face ao registado em Agosto, avançou hoje o INE.

O Índice do Comércio Externo, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indica que em Setembro de 2019 o índice de preço da importação situou-se em 103,9, tendo conhecido um decréscimo de 0,3%, relativamente ao mês anterior.

Os índices, subjacente e volátil na importação, verificaram decréscimos de 0,3% e de 0,4%, respectivamente, face ao mês anterior.

Os aumentos dos preços mais expressivos ocorreram nas categorias “Bens Intermédios” (1,3%), justificada essencialmente com a subida dos preços de produtos transformados para a construção (3,0%) e “Bens de capital” (4,1%), explicada pela subida de preços de “máquinas” (7,6%).

Por outro lado, avança o INE que a diminuição de preço na categoria “Bens de Consumo” (-2,6%), justifica-se com a descida dos preços de “produtos alimentares primários” (-7,9%) e “Combustíveis” (-0,1%), fundamenta-se com a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” ( 0,1%).

Em termos homólogos, o índice de preço da importação diminuiu 2,2%.

“Comparativamente ao mês de Setembro de 2018, os índices, subjacente e volátil na importação registaram decréscimos de 1,5% e 4,2%, respectivamente”, lê-se.

Relativamente à exportação, de acordo com os dados do INE, o índice de preço situou-se em 100,6, correspondendo a um acréscimo de 0,7%, face ao mês anterior. Os índices subjacente e volátil na exportação registaram acréscimos de 0,7%, face ao mês anterior.

Em termos homólogos, a taxa de variação do índice de preço das exportações situou-se em -4,7%. Comparativamente ao mês de Setembro de 2018, os índices subjacente e volátil na exportação verificaram decréscimos de 4,2% e 6,0%.

No que diz respeito ao Índice de Termos de Troca, registou-se um aumento de 1,0%, comparativamente a Agosto.

Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 96,9, com uma taxa de variação homóloga negativa de 2,5%.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Rádio Morabeza,21 out 2019 10:50

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  7 jul 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.