Europa continua a ser o principal fornecedor e maior cliente de Cabo Verde

PorAndre Amaral,31 out 2018 9:53

Portugal continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde e Espanha o melhor cliente, diz relatório do Instituto Nacional de Estatística sobre o comércio externo do terceiro trimestre deste ano. No terceiro trimestre deste ano, Cabo Verde não exportou nada para África.

Cabo Verde, apesar de inserido num mercado com 150 milhões de pessoas, como é o da CEDEAO, não conseguiu exportar nenhum dos seus produtos para o continente africano, mostra um relatório sobre os dados estatísticos do comércio externo no terceiro trimestre deste ano e onde faz a comparação com o mesmo período do ano passado.

Em sentido contrário, as exportações para a Europa cresceram 42,7% no mesmo período com a Espanha a manter-se como o principal cliente de Cabo Verde, ao absorver 82,6% do total das exportações. Portugal ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações, com 15,2%. América e Ásia são os outros mercados para onde Cabo Verde exportou produtos.

A nível das importações, Portugal e Espanha trocam de posições mas mantêm-se como principais fornecedores de Cabo Verde. Portugal foi responsável por 37,5% das compras efectuadas por Cabo Verde no estrangeiro, enquanto Espanha significa 14,8% na balança de importações nacionais. Seguem-se Países Baixos e Bélgica, com 6,7% e 6,4%, respectivamente, do total das importações.

Em termos absolutos no 3º trimestre de 2018, as exportações de Cabo Verde totalizaram 1,8 milhões de contos, correspondendo a um acréscimo de 40,6% face ao mesmo período do ano anterior. Já a nível das importações Cabo Verde gastou cerca de 20 milhões de contos, o que se traduz num aumento de 14,1% relativamente ao mesmo período do ano passado.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,31 out 2018 9:53

Editado porAndre Amaral  em  23 jul 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.