Segundo o INE os preços dos produtos importados aumentaram, em Agosto de 2018, 2,0%, valor superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior. Já no que respeita a exportações a evolução foi positiva, tendo os preços crescido 1,2%, “valor superior em 0,4 p.p. face ao registado no mês anterior”.
O relatório aponta que em Agosto, “o índice de preço da importação situou-se em 103,6 tendo conhecido um aumento de 2,0% relativamente ao mês anterior”. Bens de consumo, Bens intermédios, bens de capital e combustíveis justificam a subida dos preços das importações.
Em termos homólogos, a subida é acentuada quando se comparam os preços de Agosto deste ano com Agosto de 2017 registando-se um aumento de 10,9%.
Já no que respeita às importações, em Agosto, o índice de preço nas exportações situou-se em 104,0, correspondendo a um acréscimo de 1,2% face a Julho. Comparando com Agosto do ano passado “a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 3,1%”.