Cabo Verde ganha mais com as exportações, mas paga ainda mais pelas importações

PorExpresso das Ilhas,24 set 2018 9:54

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou, hoje, a evolução do Índice de Preços do Comércio Externo em Agosto deste ano.

Segundo o INE os preços dos produtos importados aumentaram, em Agosto de 2018, 2,0%, valor superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior. Já no que respeita a exportações a evolução foi positiva, tendo os preços crescido 1,2%, “valor superior em 0,4 p.p. face ao registado no mês anterior”.

O relatório aponta que em Agosto, “o índice de preço da importação situou-se em 103,6 tendo conhecido um aumento de 2,0% relativamente ao mês anterior”. Bens de consumo, Bens intermédios, bens de capital e combustíveis justificam a subida dos preços das importações.

Em termos homólogos, a subida é acentuada quando se comparam os preços de Agosto deste ano com Agosto de 2017 registando-se um aumento de 10,9%.

Já no que respeita às importações, em Agosto, o índice de preço nas exportações situou-se em 104,0, correspondendo a um acréscimo de 1,2% face a Julho. Comparando com Agosto do ano passado “a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 3,1%”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 set 2018 9:54

Editado porAndre Amaral  em  14 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.