"Os preços dos produtos importados diminuíram em 1,7%, em Março de 2019, valor inferior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior" e a "taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 1,1%, valor superior em 2,8 p.p. face ao registado no mês anterior", adianta o INE no seu relatório sobre o Índice de Preços do Comércio Externo.
A variação positiva que contribuiu para a atenuar a descida do índice ocorreu no grupo, “Combustíveis” (1,6%). Já as maiores descidas registaram-se nas categorias “Bens de Consumo” (-1,3%) explicada essencialmente pela descida dos preços de “produtos alimentares primários” (-5,0%); “Bens Intermédios” (-4,6%), devendo fundamentalmente pela descida dos preços de “peças para material de transporte” (-23,2%) e “Bens de capital” (-14,9%) justificada pela descida de preços de “máquinas” (-16,7%).
No entanto, apesar da descida registada durante o passado mês de Março, o INE avança que "o índice de preço da importação aumentou 5,1%, relativamente ao mês de Março de 2018".