No primeiro trimestre de 2018 as exportações cabo-verdiana ultrapassaram o milhão de contos, avança o INE, no seu relatório sobre o comércio externo nacional. Segundo o documento as exportações “de Cabo Verde totalizaram 1.449 mil contos, correspondendo a um acréscimo de 77,4% face ao mesmo período do ano anterior (+632 mil contos)”.
“No período em apreço, a Europa, continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 97,3% do total das exportações cabo-verdianas e evoluindo 79,5% comparativamente ao mesmo período do ano anterior. As exportações para os outros continentes foram de montantes pouco expressivos, embora tenham crescido para a América”, adianta o documento.
Espanha é o principal cliente
O documento mostra igualmente que, no que respeita aos países com os quais Cabo Verde mantém relações comerciais, “Espanha, lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde, absorvendo, no 1º trimestre de 2018, 75,4% do total das exportações Cabo-verdianas. Portugal ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações de Cabo Verde, com 21,7%, diminuindo 19,7 p. p em relação ao mesmo período do ano de 2017”.
“Entre os produtos exportados por Cabo Verde no 1o trimestre de 2018, os Preparados e conservas lideram o ranking com 56,0%, os Peixes, crustáceos e moluscos ocupam o segundo lugar com 20,2%, os Vestuários ocupam o terceiro lugar com 10,4%, em relação ao valor registado no mesmo período do ano anterior. Estes três produtos representaram, no período em análise, 86,6% do total das exportações de bens de Cabo Verde”, especifica.
Importações em queda
As importações de Cabo Verde, no período em análise, “registaram um decréscimo de 19,6%, face ao mesmo período do ano anterior. O continente Europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com 74,2% do montante total (contra 83,8% do mesmo período do ano transacto)”. No entanto, o INE realça que as exportações deste continente para Cabo Verde, registaram uma diminuição de 28,8%, face ao mesmo período do ano anterior.
“Portugal e Espanha (mesmo tendo evoluções negativas de, respectivamente, -12,2% e -49,1%), ocupam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, entre os fornecedores de Cabo Verde, representando 42,9% e 14,4% do total das importações em Cabo Verde, respectivamente, seguidos da China e da India com respectivamente, 5,4% e 3,9%, do total das importações. Constata-se que os Países Baixos, a França, o Brasil e a Itália, também registaram no 1º trimestre de 2018, evoluções negativas de -14,9%, - 59,3%, -15,8% e -68,7% respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano transacto”.