​Preços dos produtos importados aumentam em Abril

Os preços dos produtos importados aumentaram 1,6%, em Abril de 2019, valor superior em 3,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado em Março. No mesmo mês, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -1,6%, valor inferior em 2,7 p.p. face ao registado no mês anterior, avançou hoje o INE.

De acordo com o Índice do Comércio Externo, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Abril de 2019, o índice de preço da importação situou-se em 104,8, tendo sido verificado um acréscimo de 1,6%, relativamente ao mês anterior.

“Bens de Consumo” (4,9%) explicada essencialmente pela subida dos preços de “produtos alimentares primários” (7,3%) e “Bens de capital” (27,8%) justificada pela subida de preços de “máquinas” (34,2%), são os grupos onde ocorreram o aumento dos preços.

Por outro lado, segundo o INE, as diminuições dos preços mais expressivos ocorreram nas categorias de “Bens Intermédios” (-1,7%), devendo fundamentalmente pela descida dos preços de “peças para material de transporte” (-22,5%) e “Combustíveis” (-3,2%), justifica-se com a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-3,2%).

Em termos homólogos, o índice de preço da importação aumentou 7,8%. Comparativamente ao mês de Abril de 2018, os índices, subjacente e volátil na importação registaram um acréscimo de 9,9% e 2,7%, respectivamente.

No que diz respeito à exportação, avança o Instituto Nacional de Estatística, o índice de preço nas situou-se em 103,2, correspondendo a um decréscimo de 1,6%, face ao mês anterior. Os índices, subjacente e volátil na exportação, verificaram em Abril de 2019, decréscimos de 1,8% e de 1,1%, respectivamente, face ao mês anterior.

Em termos homólogos, a taxa de variação do índice de preço das exportações situou-se em 1,6%. Comparativamente ao mês de Abril de 2018, o índice subjacente na exportação registou um acréscimo de 3,4% e, o volátil diminuiu 2,6%.

Em relação ao Índice de Termos de Troca, em Abril último, registou-se uma diminuição de 3,2% nos índices de termos de troca, comparativamente a Março.

Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 98,4 com uma taxa de variação homóloga negativa de 5,7%.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Rádio Morabeza, Expresso das Ilhas,21 mai 2019 11:44

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 fev 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.