Preços dos produtos importados diminuíram 1% em Dezembro de 2020

PorSheilla Ribeiro,25 fev 2021 9:27

Os preços dos produtos importados diminuíram 1,0% em Dezembro de 2020, valor inferior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,2% em Dezembro de 2020, valor superior em 1,0 p.p. face ao registado no mês anterior.

Já a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 0,8%, valor superior em 1,6 p.p. face ao registado no mês anterior.

Em Dezembro de 2020, os índices subjacente e volátil na importação registaram decréscimos de 1,1% e 0,8%, respectivamente face ao mês anterior.

O aumento dos preços ocorreu na categoria de grupo “Bens Intermédios” (3,6%), explicada, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a construção” (4,9%).

Ainda conforme o INE, as diminuições dos preços ocorreram nos bens de consumo (-1,2%) justificada pela descida de preços de “produtos alimentares primários (-1,7%); “Bens de capital” (-4,8) justificada pela descida de preços de “máquinas” (-6,5%); e “Combustíveis” (-2,2%), devido a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-2,2%).

Comparativamente ao mês de dezembro 2019, o índice de preço da importação diminuiu 12,9% eos índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimos de 13,5% e de 11,1% respectivamente.

Quanto aos índices de exportação em Dezembro de 2020, situou-se em 99,2 correspondendo a um decréscimo de 0,2%, face ao mês anterior. Em Termos homólogos, o índice de preço das exportações situou-se em -2,0% naquele mês.

No que se refere aos índices de termos de troca, em Dezembro de 2020 registou-se um aumento de 0,8% comparativamente ao mês anterior. Da mesma forma, em termos homólogos, situou-se em 109,3 com uma taxa de variação homóloga positiva de 12,7%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,25 fev 2021 9:27

Editado porAndre Amaral  em  23 nov 2021 23:21