Preços dos produtos importados aumentaram 0,9% em Abril de 2021

PorSheilla Ribeiro,21 mai 2021 10:11

Os preços dos produtos importados aumentaram, em Abril deste ano, 0,9 por cento (%), valor superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Abril de 2021, o índice de preços da importação situou-se em 93,1 tendo registado um acréscimo de 0,9% relativamente ao mês anterior. Já os índices subjacente e volátil na importação cresceram 0,6% e 1,8% respetivamente, face ao mês anterior.

Os aumentos dos preços ocorreram nos “Bens Intermédios” (1,5%), explicado, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a indústrias varias” (6,0%); “Bens de capital” (3,0) justificada pela subida de preços de “máquinas” (3,0%) e “Combustíveis” (2,2%), devido à subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (2,2%).

Por outro lado, ocorreram diminuições dos preços nas categorias de “Bens de Consumo” (-1,1%) justificada pela descida de preços de “produtos alimentares primários” (-2,4%).

O índice de preços da importação diminuiu 6,1%, relativamente ao mês de Abril de 2020 e os índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimos de 5,9% e 6,8%, respetivamente.

No que se refere às exportações, o INE informa que no Mês de Abril de 2021, o índice de preços nas situou-se em 97,1 correspondendo a uma diminuição de 0,5% em relação ao mês anterior. No mesmo período, o índice subjacente na exportação assinalou um decréscimo de 1,6% e o volátil aumentou 2,5%, face ao mês anterior.

Em Abril de 2021, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações situou- se em 4,0% e os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 4,0%.

Relativamente ao índice de termos de troca, segundo o INE, durante Abril de 2021, situou-se em 104,4 indicando uma diminuição de 1,5%, comparativamente ao mês anterior. Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca fixou-se em 2,3%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,21 mai 2021 10:11

Editado porAndre Amaral  em  1 mar 2022 23:20