Preços dos produtos importados aumentaram 1,5% em Julho de 2021

PorSheilla Ribeiro,23 ago 2021 11:13

Os preços dos produtos importados aumentaram 1,5% por cento (%), em Julho de 2021, valor superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ainda de acordo com o Índice de Preços do Comércio Externo do INE, os índices subjacentes e o volátil na importação aumentaram 1,4% e 1,9% respectivamente, face ao mês anterior.

Os aumentos dos preços ocorreram nas categorias Bens de Consumo (1,9%) justificada pela subida dos preços de “produtos alimentares transformados” (1,9%)”; “Bens Intermédios” (4,1%), explicada essencialmente, com a subida dos preços de “outros produtos transformados” (14,1%); Bens de capital (2,8%) devido ao aumento de preços de “máquinas” (1,0%).

Em contrapartida, as diminuições dos preços ocorreram na categoria de “Combustíveis” (-0,4%), justificada com a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-0,4%).

Em termos homólogos, índice de preço da importação aumentou 1,7%, relativamente ao mês de julho de 2020 e os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 1,2% e 3,0%, respetivamente.

Relativamente às exportações, durante o mês de Julho de 2021, o índice de preços nas exportações situou-se em 97,5, correspondendo a um acréscimo de 0,9% face ao mês anterior.

No mesmo período, o índice subjacente na exportação cresceu 1,3% e o volátil manteve o mesmo valor (93,3) registado no mês anterior.

Em termos homólogos, o índice de preços das exportações situou-se em -4,4% e os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 4,7% e 3,4% respetivamente.

No que diz respeito aos termos de troca, no período em análise situou-se em 101,1 registando-se uma diminuição de 1,0%, comparativamente ao mês anterior. Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em -6,3%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,23 ago 2021 11:13

Editado porSara Almeida  em  2 jun 2022 23:21