Exportações e importações diminuem no 3º trimestre de 2019

PorSheilla Ribeiro,2 nov 2020 9:52

Os dados provisórios do Comércio Externo, relativos ao 3º trimestre de 2020, indicam um decréscimo das exportações na ordem de 32 por cento (%) relativamente ao mesmo período de 2019. As Importações diminuíram em 8,9% face ao período homólogo.

A informação foi hoje apresentada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que avança ainda uma diminuição das Reexportações em 63,9% comparativamente ao mesmo período de 2019

No período em análise, o deficit da balança comercial diminuiu 6,7% e a taxa de cobertura decresceu em 2,3 pontos percentuais.

De acordo com a mesma fonte, no 3º trimestre de 2020, as exportações de Cabo Verde totalizaram 1184 mil contos, correspondendo a um decréscimo significativo de 32,0% face ao mesmo período do ano anterior, -558 mil contos.

Mesmo tendo uma diminuição de 35,5%, a Europa continua sendo o principal cliente do país, absorvendo cerca de 92,6% do total das exportações cabo-verdianas. A Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando, no período em análise, 68,4% do total das exportações.

Os produtos mais exportados foram os Preparados e conservas de peixes, representando 58,9%. Os Peixes, crustáceos e moluscos posicionam em segundo lugar com 17,0% do total e os Vestuários a terceira posição com um peso de 6,6%.

Relativamente às importações, o continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com 75,2% do montante total, contra 78,0% do mesmo período do ano transacto.

Conforme o INE, Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 53,8% do total +8,4 p. p. em relação ao trimestre homólogo, seguido da China com 8,9%, +4,0 p.p. em relação ao trimestre homólogo.

Os dez principais produtos importados atingiram 54,8% do montante total das importações de Cabo Verde contra os 50,2% alcançados por esses mesmos produtos no período homólogo.

Os produtos mais importados foram reactores e caldeiras com 11,3%, combustíveis com 9,8%, Máquinas e motores com um peso de 6,9%, ferro e suas obras com 6,3% e veículos automóveis com 5,1%.

O INE informa ainda que a análise das importações que as grandes categorias de bens evoluíram negativamente no 3º trimestre de 2020, sendo que as categorias Bens de Consumo atingiram -15,9% e Combustíveis -22,4%.

Por sua vez, as categorias de Bens Intermédios e bens materiais tiveram uma evolução positiva, alcançando 3,1% e 2,2%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2019.

Os Bens de Consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde com peso de 43,6%, seguido dos Bens Intermédios 33,0%, Bens de Capital 13,6% e Combustíveis 9,8%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,2 nov 2020 9:52

Editado porAndre Amaral  em  7 ago 2021 23:21