Preços dos produtos importados aumentaram 1,4% em Junho de 2021

PorSheilla Ribeiro,22 jul 2021 9:39

Os preços dos produtos importados aumentaram 1,4% em Junho de 2021, valor superior em 1,2 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O INE informa que em Junho de 2021, o índice de preços da importação situou-se em 94,6 tendo registado um acréscimo de 1,4% relativamente ao mês anterior. Já os índices subjacentes e o volátil na importação aumentaram 1,6% e 1,0% respectivamente, face ao mês anterior.

Os aumentos dos preços ocorreram nas categorias “Bens Intermédios”(4,1%) explicada essencialmente com a subida dos preços de “produtos transformados para a indústrias varias” (24,8%); “Bens de capital” (1,5%) justificada pela subida de preços de “máquinas” (3,0%); “Combustíveis” (1,5%) devido a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (1,5%).

Por outro lado, as diminuições dos preços ocorreram na categoria de “Bens de Consumo” (-0,1%) devido a descida de preços de “material de transporte” (-5,1%).

Em Termos homólogos, o índice de preço da importação diminuiu 2,7% relativamente ao mês de Junho de 2020 e os índices subjacente e volátil na importação registaram decréscimos de 2,9% e 2,3%, respectivamente.

Índices de Preços da Exportação

Quanto às exportações, segundo o INE, em Junho de 2021, o índice de preços situou-se em 96,6 correspondendo a um acréscimo de 0,2% face ao mês anterior e o índice subjacente na exportação cresceu 0,3% e o volátil manteve o mesmo valor (93,3) registado no mês anterior.

Em Termos homólogos, índice de preço das exportações situou-se em -4,3% este ano. Comparativamente ao mês de Junho de 2020, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 4,3% e 4,4% respectivamente.

Relativamente aos índices de Termos de Troca, no mês de Junho de 2021, situou-se em 102,1 registando-se uma diminuição de 1,2%, comparativamente ao mês anterior, enquanto em termos homólogos, fixou-se em 1,7%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,22 jul 2021 9:39

Editado porAndre Amaral  em  5 mai 2022 23:20