Benefícios fiscais resultaram na criação de 832 postos de trabalho em 2018 – Tribunal de Contas

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 ago 2021 15:11

As renúncias fiscais através da atribuição de benefícios sociais resultaram na criação de 832 postos de trabalho em 2018, conforme do relatório do parecer do Tribunal de Contas à Conta Geral de Estado apresentado hoje à Assembleia Nacional.

O presidente do Tribunal de Contas de Cabo Verde (TC), João da Cruz Silva, revelou que esta é a primeira vez que se está a registar ou avaliar os impactos concretos das renúncias fiscais em Cabo Verde.

“Pela primeira vez registamos com satisfação o facto de nos subsídios, benefícios fiscais termos um impacto concreto porque foram criados 832 postos de trabalho com os benefícios fiscais”, disse.

Contudo, adiantou que o TC foi um bocadinho mais além, exigindo que nas próximas contas o Governo dê mais informações sobre investimentos realizados em sectores específicos e ilhas específicas do país, relativamente às renúncias fiscais no investimento no país.

Em Cabo Verde existe um conjunto de incentivos fiscais que visa facilitar o investimento e reforçar a capacidade competitiva, nomeadamente a isenção do imposto de selo nas operações de contratação de financiamento, isenção do IUP na aquisição de imóvel destinado à instalação de projectos de investimentos e isenção de direitos aduaneiros na importação de materiais e equipamentos básicos essenciais para a materialização de investimentos.

Existe ainda o crédito fiscal de 50% dos investimentos realizados nas áreas de turismo, transporte aéreo e marítimo, produção e montagem de equipamentos de energia renováveis, pesquisa e investigação científica entre outras, bem como a dedução à coleta por cada posto de trabalho criado.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 ago 2021 15:11

Editado porSara Almeida  em  11 ago 2021 11:47

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.