Mansa Floating Hub cria 19 postos de trabalho

PorExpresso das Ilhas, Lusa,18 ago 2021 7:23

A instalação flutuante construída na baía do Mindelo pelo investidor maliano Samba Bathily vai criar 19 postos de trabalho, avançou esta terça-feira a Cabo Verde TradeInvest, esperando dinamizar o turismo cultural e a economia da ilha de São Vicente.

“O projecto recebeu o certificado de registo de investimento da Cabo Verde TradeInvest em 2019 e as expectativas são grandes quanto ao seu potencial para dinamizar o turismo cultural e a economia da ilha”, projectou a agência de investimentos.

Segundo a mesma fonte, o Mansa Floating Hub, inaugurado no sábado, vai funcionar também como residência artística, promovendo o ensino artístico de nacionais e estrangeiros, com a participação de artistas de renome, criativos influentes e líderes da indústria do continente africano e da diáspora.

“Será um espaço criativo de colaboração, partilha de conhecimento e desenvolvimento colectivo”, prosseguiu a Cabo Verde TradeInvest, para quem o empreendimento está integrado no “cartão-postal” da cidade do Mindelo.

“O Mansa Floating Hub - equipado para produção e gravação de conteúdos musicais e audiovisuais - representou um investimento de 275.662.500 escudos (2,5 milhões de euros) e prevê a criação de 19 postos de trabalho”, concluiu a instituição.

Em entrevista à agência Lusa em Abril, Samba Bathily antecipou a abertura do empreendimento, prometendo trazer estrelas internacionais à cidade do Mindelo.

Entre outras valências, será um estúdio de gravação musical, flutuante, num projecto da África Development Solutions (ADS), empresa africana detida pelo investidor maliano.

“Todos os meses teremos um artista a expor os seus trabalhos, vamos ter músicos de todo o mundo e moda. Vamos fazer muitos eventos”, garantiu Samba Bathily, indicando ainda que vai apoiar músicos locais e africanos, mas também produzir para o resto do mundo”.

A estrutura, flutuante e desenvolvida a partir de um trabalho de investigação do arquitecto Kunlé Adeyemi, marca a orla marítima da Avenida Marginal do Mindelo e envolve a implementação de um estúdio de gravação tecnologicamente avançado, uma escola de música e uma zona de diversão aberta ao público.

Com a infraestrutura concluída, recorrendo a fornecedores dos Estados Unidos da América, Portugal, Espanha ou Países Baixos, o objectivo é fazer do empreendimento um local de referência em África.

A estrutura, amovível, fica localizada a 50 metros entre a praia e a baía, perto do futuro terminal de cruzeiros de São Vicente, o qual prevê, depois de estar em funcionamento, receber 200.000 turistas anualmente.

Através do grupo ADS, Samba Bathily intervém em domínios estratégicos para o desenvolvimento dos países do continente africano, nomeadamente financiamento de projetos, energias renováveis e acesso à água, novas tecnologias, ‘media’ e telecomunicações, infraestruturas, hotelaria e imobiliário, automóvel e logística, entre outras.

“O turismo não é só investir em hotéis, temos de vender o destino, e isto é parte do destino. Porque trazer estrelas com milhões de seguidores vai atrair ainda mais atenção para o Mindelo”, garantiu o empresário, assumindo estar satisfeito com a aposta em Cabo Verde.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,18 ago 2021 7:23

Editado porSara Almeida  em  18 ago 2021 16:18

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.