Confiança dos empresários em Cabo Verde aumenta

PorExpresso das Ilhas,2 fev 2022 10:43

​O ritmo de crescimento económico continuou a acelerar no quarto trimestre 2021. O indicador registou o valor mais alto dos últimos sete trimestre consecutivos, evidenciando que o clima de negócios é favorável, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgados hoje.

Segundo o INE, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando o valor mais alto dos últimos 78 trimestres consecutivos, sendo que a conjuntura no sector é favorável.

No decorrer do quarto trimestre de 2021, o INE indica que a ruptura de stock e preços de venda demasiado elevados foram os principais constrangimentos do sector referidos pelos inquiridos.

Em relação ao turismo, de acordo com os resultados obtidos no quarto trimestre 2021, constatou-se que o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente dos últimos trimestres, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, indicando desta forma que a conjuntura no sector não é favorável nem desfavorável.

Os empresários apontaram as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura como sendo os principais obstáculos do sector neste trimestre.

Na construção, o INE aponta que o indicador se situa abaixo da média da série, evoluindo desfavoravelmente face ao trimestre homólogo. A conjuntura no sector é desfavorável. Os empresários indicaram o nível elevado da taxa de juros e a insuficiência da procura como sendo os principais constrangimentos do sector no quarto trimestre 2021.

Já no comércio em feira, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente dos últimos trimestres, mas evoluiu positivamente relativamente ao mesmo período do ano 2020. Perante tal resultado, nota-se que a conjuntura neste sector não é favorável nem desfavorável.

E na indústria transformadora, o indicador de confiança manteve-se no mesmo nível do trimestre anterior: a conjuntura no sector é favorável. Segundo os empresários, frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e falta de matérias primas, foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do quarto trimestre 2021.

Na área dos transportes e serviços auxiliares aos transportes, o INE mostra que o indicador inverteu a tendência ascendente do último trimestre, mas evoluiu positivamente face ao trimestre homólogo. A conjuntura no sector não é favorável nem desfavorável. De acordo com os empresários, outros factores (relacionados com a COVID 19) e a insuficiência da procura, foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do 4º trimestre 2021.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 fev 2022 10:43

Editado porA Redacção  em  23 out 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.