Preços dos produtos importados aumentaram 1,4% em Outubro

PorSheilla Ribeiro,21 nov 2022 9:21

Os preços dos produtos importados aumentaram 1,4% em Outubro de 2022, valor superior em 1,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de estatísticas (INE).

Segundo o INE, no mês em análise o índice de preços da importação situou-se em 120,4, tendo registado um acréscimo de 1,4% relativamente ao mês anterior.

Já os índices subjacente e volátil na importação, registaram acréscimo de 1,6% e de 0,7 respectivamente, face ao registado no mês anterior.

Os dados indicam que o aumento dos preços ocorreu nos “Bens de Consumo”(3,0%), justificada com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (2,7%); “Bens Intermédios” (2,7%) explicada, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a construção” (8,7%); e “Bens de capital” (1,0%) devido à subida de preços de “máquinas” (1,6%).

Por outro lado, a diminuição ocorreu na categoria “Combustíveis” (-0,6%) com a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-0,6%).

Em Termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 21,1% relativamente ao mês de Outubro de 2021 e os os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 21,3% e 20,5%, respectivamente.

No que tange a exportação, em Outubro de 2022, o índice de preços situou-se em 106,3, correspondendo a um acréscimo de 0,3% face ao mês anterior e o índice subjacente na registou um decréscimo de 1,6%, enquanto o volátil aumentou em 5,5% face ao registado no mês anterior.

Em Termos homólogos, em Outubro de 2022, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 5,8%.

Comparativamente ao mês de Outubro de 2021, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 4,5% e 9,7% respectivamente.

Ainda no mês de Outubro de 2022, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 88,3, registando-se uma diminuição de 1,1%, comparativamente ao mês anterior. Já em termos homólogos, o ITT fixou-se em -12,6%.

Autoria:Sheilla Ribeiro,21 nov 2022 9:21

Editado porAndre Amaral  em  13 ago 2023 23:28