​Exportação diminuiu e importação aumentou em Novembro de 2022

PorDulcina Mendes,3 jan 2023 10:29

No mês de Novembro de 2022 houve um decréscimo das Exportações na ordem dos 5,4% relativamente ao mês de Novembro de 2021. As Importações aumentaram 35,6% face ao mês de Novembro de 2021, de acordo com os dados provisórios do Comércio Externo divulgados hoje, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do INE, as exportações de Cabo Verde totalizaram 444 mil contos, correspondendo a uma diminuição de 25 mil contos (-5,4%), face ao mês homólogo.

O INE indicou que a Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 95,0% do total das exportações cabo-verdianas.

A Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando 68,7% no mês de Novembro de 2022; Portugal ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações (13,4%); a Itália está no terceiro posto com (10,5%); e os Estados Unidos estão em quarta posição, com (4,7%);

No mês de Novembro de 2022 os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os Preparados e conservas de peixes, representando 72,3%, os vestuários se posicionam em segundo lugar, com 8,6% do total, e os peixes, crustáceos e moluscos, a terceira posição, aumentando 6,3 p.p. (1,3% para 7,7%).

Em relação à Importação, a mesma fonte mostrou que o continente europeu continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de 68,1% do montante total (contra 73,3% do mês de Novembro do ano transacto), seguido da Ásia/Oceânia (20,1%), da América (7,3%), da África (2,9%) e do Resto do Mundo (1,6%);

Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 41,9% do total, (9,9 p. p. inferior em relação ao mesmo mês do ano anterior), seguido de Espanha, Índia, Bélgica e China, com respectivamente, 9,3%, 9,3%, 8,0% e 6,4% do total das Importações.

Os dez principais produtos importados atingiram 60,3% do montante total das importações de Cabo Verde (contra os 50,8% alcançados por esses mesmos produtos no mês homólogo).

Os produtos mais importados foram os combustíveis (22,2%), reactores e caldeiras (7,8%), máquinas e motores (6,3%), carnes e miudezas comestíveis (4,2%) e veículos automóveis (4,1%).

Nas importações por grandes categorias de bens, no mês de Novembro de 2022, todas as categorias de grupo evoluíram positivamente em relação ao mesmo mês de 2021: os bens de consumo (25,3%), os bens intermédios (22,1%), os bens de capital (48,8%) e os combustíveis (80,3%).

Os Bens de Consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com um peso de 42,8%, seguido dos Bens Intermédios com 25,4%, Combustíveis com um peso de 22,2% e Bens de Capital com 9,7% do total das importações, face ao mês de Novembro de 2021.

Autoria:Dulcina Mendes,3 jan 2023 10:29

Editado porSara Almeida  em  25 set 2023 23:28