A Resolução foi publicada esta terça-feira, 07, no Boletim Oficial, onde o governo afirma que a subida dos preços de combustíveis entre Janeiro e Junho de 2022, em consequência da guerra na Ucrânia, impactou a rentabilidade prevista dos voos, bem como os fluxos de caixa da empresa.
“Pelo que, de forma a garantir uma melhor gestão da sua tesouraria neste processo de retoma das suas actividades, os TACV solicitaram a prorrogação do prazo de pagamento de dois empréstimos contraídos junto da Caixa Económica de Cabo Verde, nos montantes de 100 milhões de escudos e 110.265.000 escudos”, diz o documento.
O prazo global de cada um dos empréstimos referidos é de doze meses, em conformidade com o periodo de utilização e o plano de amortização do capital, nos termos aprovados pelo banco credor.
A referida resolução entra em vigor esta quarta-feira, 08.
De referir que em Setembro de 2022, o Conselho de Ministros aprovou a proposta de Resolução que autoriza o Ministro responsável pela área das Finanças, enquanto representante do accionista Estado, a colocar à disposição da TACV recursos financeiros anuais no valor de 1 milhão de contos e assim garantir a estabilidade da empresa até 2024, para poder ser privatizada.