"África demonstra baixo nível de controlo dos seus fluxos económicos e financeiros" - Conselheira do secretário-geral da ONU para África

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,8 jul 2023 13:21

A Conselheira do secretário-geral das Nações Unidas para África disse hoje que África demonstra um baixo nível de controlo dos seus fluxos económicos e financeiros, apela à mudança de paradigma na forma de se gerir a dívida pública no continente africano.

Cristina Duarte, ex-ministra das Finanças, falava à margem do primeiro painel do fórum African Caucus, sobre “Dívida Pública como Instrumento de Financiamento para o Crescimento em África dentro da Arquitectura Financeira Global”.

“Se África perde 500 bilhões de dólares, anualmente, em fluxos é porque, de facto, demonstra um baixo nível de controlo dos seus fluxos económicos e financeiros. E para mim esta é a raiz do problema da dívida e da gestão da dívida em África”, reiterou.

“Não é porque o stock é elevado, não é porque nos próximos cinco anos tenhamos que diminuir o stock (…). É porque não controlamos os fluxos financeiros, económicos e, consequentemente, África vive uma situação permanente de débito e stress”, analisou.

De acordo com Cristina Duarte,  África deve olhar para a sustentabilidade a longo prazo.

“Temos que começar a adoptar soluções que nos coloquem numa trajectória de sustentabilidade a médio e longo prazo. Ou seja, temos que controlar os nossos fluxos económicos e financeiros. Não podemos continuar a perder 500 bilhões de dólares anualmente, e ao mesmo tempo implorar pela suspensão da dívida, não é possível”, reiterou.

Para  Duarte  o elevado custo de capital, do qual os países africanos muito se queixam, " é reflexo da falta de controlo dos fluxos financeiros, uma vez que isso impacta no perfil de risco dos países".

O fórum African Caucus 2023  decorre no Sal  sob o lema “Novas Modalidades e Mecanismos para Financiar o Desenvolvimento Económico em África”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,8 jul 2023 13:21

Editado pormaria Fortes  em  3 abr 2024 23:29

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.