Praia e Mindelo recebem conferência sobre AGOA e estratégias de acesso ao mercado norte americano

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,8 jul 2023 12:42

A Embaixada dos Estados Unidos da América promove na segunda-feira, 10, na Praia um workshop sobre o tema “AGOA e estratégias de acesso ao mercado dos EUA”. O evento terá como palco a sala de conferências do Ministério das Finanças. São Vicente deverá receber o mesmo evento no dia 12, na sala de conferências da Câmara de Comércio do Barlavento.

O evento, realizado em parceria com a Cabo Verde TradeInvest, as câmaras de Comércio do Barlavento e do Sotavento, o Ministério das Finanças e o Ministério da Indústria, Comércio e Energia, visa, segundo a embaixada dos EUA, "esclarecer às entidades públicas e privadas com responsabilidades no processo de exportação formações práticas destinadas a empresas e a produtores cabo-verdianos".

Além desta sessão de esclarecimentos, a Embaixada do EUA na Praia pretende "manter encontros de trabalho com algumas empresas para abordar regras de exportação para o mercado dos EUA, os benefícios do AGOA, as regras de origem, as exigências alfandegárias, os procedimentos e a documentação para exportação, bem como os padrões fitossanitários e os requisitos de rotulagem do mercado norte americano".

O workshop, de acordo com a mesma fonte, permitirá aos participantes “um conhecimento mais detalhado” da lei AGOA, em vigor até 2025, com o objectivo de aumentar as exportações para os EUA, contribuindo para a recuperação e diversificação económica de Cabo Verde.

O ‘African Growth and Opportunity Act’, “Lei de Oportunidades e Crescimento”, (AGOA, na sigla em inglês) é um “importante elemento” da relação económica e comercial dos EUA com África, oferecendo aos países elegíveis da África Subsaariana isenções de impostos para mais de 1.800 produtos.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,8 jul 2023 12:42

Editado pormaria Fortes  em  3 abr 2024 23:29