Governo concede aval de 100 milhões de escudos a AEB

PorSheilla Ribeiro,12 out 2023 15:43

O Governo aprovou a concessão de um aval à Água e Energia da Boa Vista (AEB) de 100 milhões de escudos, para ajudar a empresa a ultrapassar as dificuldades e garantir produção de água, electricidade e continuidade dos serviços na ilha.

Segundo o Boletim Oficial de hoje, o Governo justifica a autorização para este aval do Estado a um empréstimo bancário alegando que a empresa foi afectada pela redução do turismo na ilha da Boa Vista, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, que “provocou o encerramento de todos os empreendimentos hoteleiros, aliado à subida dos preços dos combustíveis provocada pela guerra na Ucrânia.

“No contexto aue se apresenta e perante o papel relevante que a AEB desempenha no sector energético na qualidade de único produtor e destribuidor de energia na ilha da Boa Vista, o Estado de Cabo Verde, enquanto acionista, reconhece a importância estratégica em suportar a manutenção da actividade da empresa e criar as condições necessárias para fazer face às consequências impostas pela conjuntura financeira adversa que atravessa, através da concessão desse aval”, lê-se.

Na decisão, que autoriza a emissão deste aval pela Direção-Geral do Tesouro para o empréstimo a contrair junto da Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), o Governo refere que o prazo do mesmo é de 60 meses.

Autoria:Sheilla Ribeiro,12 out 2023 15:43

Editado porAndre Amaral  em  1 mai 2024 23:28