​Exportações e importações diminuíram em Outubro de 2023

PorEdisângela Tavares,30 nov 2023 9:26

Os dados provisórios do Comércio Externo relativos ao mês de Outubro de 2023, indicam um decréscimo das Exportações de 65,6%, bem como a diminuição das importações em 18,3% em comparação ao mês de Outubro de 2022.

Segundo avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), no mês de Outubro de 2023, as exportações de Cabo Verde totalizaram 201 mil contos, correspondendo a uma diminuição de 384 mil contos (-65,6%), face ao mês homólogo.

Os resultados indicam que a Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 97,9% do total das exportações cabo-verdianas, sendo que Portugal lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando 47,9% no mês de Outubro de 2023, tendo aumentado 29,0 p.p. face ao mês homólogo de 2022.

Segundo o INE, a Espanha ocupa o segundo lugar na estrutura das exportações, 25,3%, diminuindo 24,8 p.p e a itália ocupa o terceiro lugar com 23,0%, registrando um aumento de 3,2 p.p. e a Guiné Bissau, na quarta posição, com um aumento de 1,9%.

No mês de Outubro de 2023, os resultados avançados pelo INE revelaram que os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os vestuários, que lideram o ranking com 33,4%, concretizando um aumento 22,5 p.p.. Os preparados e conservas ocupam o segundo lugar, com 30,0%, indicando uma diminuição de 31,8 p.p., e os calçados, a terceira posição, com 14,5%.

O INE informa que no mês de Outubro deste ano, as importações de Cabo Verde totalizaram 7 225 mil contos, correspondendo a uma diminuição de 1 621 mil contos, que traduz em -18,3%, face ao mês homólogo.

O continente europeu é o principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de 72,3% do montante total, contra 74,0% do mês de Outubro do ano transato, seguido da Ásia/Oceânia com 17,0%, da América com 6,6%, da África com 2,1% e do Resto do Mundo com 2,1%.

INE divulgou ainda que Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 44,9% do total das importações, com um aumento de 3,5 p.p. em relação ao mesmo mês do ano anterior, seguido da Arábia Saudita com 9,6%, Espanha com 9,5%, Países Baixos com 5,7% e China com 4,8%.

Os dez principais produtos importados, atingiram 54,5% do montante total das importações de Cabo Verde, contra os 51,8% alcançados por esses mesmos produtos no mês homólogo. Os produtos mais importados foram os combustíveis com 19,5%, veículos automóveis correspondendo 6,3%, reactores e caldeiras com 5,9%, máquinas e motores com 4,3%, e cimentos contabilizando 4,2%.

Os resultados do INE apontam ainda que as importações por grandes categorias de bens mostram que, no mês de Outubro de 2023, todas as categorias de bens evoluíram negativamente em relação ao mesmo mês de 2022. Os bens de consumo atingiram -20,3%, os bens intermédios corresponderam -11,8%, os bens de capital contabilizaram -17,8%, e os combustíveis com uma percentagem de -22,6%.

O INE informa ainda que os bens de consumo, com um peso de 43,6%, continuam a ser a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, em seguida os Bens Intermédios com 28,7%, os Combustíveis com 19,5% e os Bens de Capital, com 8,2% registados no mês de Outubro de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano transato.

Autoria:Edisângela Tavares,30 nov 2023 9:26

Editado porAndre Amaral  em  5 mai 2024 23:28