​Comércio Externo: Exportações e importações aumentaram no ano de 2023

PorEdisângela Tavares,2 fev 2024 10:07

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que os dados provisórios do Comércio Externo relactivos ao ano de 2023, indicam um acréscimo das exportações na ordem de 12%, e de 4,8% das importações, em relação ao ano de 2022.

De acordo com uma nota do INE, os dados provisórios do Comércio Externo relactivos ao ano de 2023, nota-se uma diminuição das Reexportações na ordem dos 14,9% comparativamente ao período homólogo. No período em análise, o deficit da balança comercial aumentou 4,4% e a taxa de cobertura diminuiu em 0,4 pontos percentuais (p.p).

Segundo o INE, os principais resultados revelam que nas Exportações por Zonas Económicas, principais clientes e bens, no ano de 2023, as exportações de Cabo Verde totalizaram 5.590 mil contos, correspondendo a um decréscimo de 574 mil contos, ou seja, 11,5% face ao período homólogo.

A Europa, segundo os resultados divulgados, continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 94,1% do total das exportações. A Espanha lidera o ranking dos principais clientes na zona económica europeia, representando 59,7% no ano de 2023, aumentando 5,0 p.p. face ao ano de 2022.

Os produtos mais exportados no ano de 2023 foram os preparados e conservas, que lideram o ranking com 73,7%, os vestuários ocupam o segundo lugar com 9,5%, e os calçados, que ocupam a terceira posição com 5,7%.

No que se refere às Importações por Zonas Económicas, principais fornecedores e bens, as importações no ano de 2023, registaram um acréscimo de 4,8%, face ao mesmo período do ano anterior. O continente europeu, manteve-se como principal fornecedor de Cabo Verde, com um peso de 68,6% do montante total, contra 67,8% do ano transato, seguido da Ásia/Oceânia com 14,9%, da América com 12,8%, da África com 1,7% e do Resto do Mundo com 1,9%.

O INE informou que Portugal lidera entre os fornecedores com 41,4% do total, seguido da Espanha com 11,6%, Estados Unidos da América com 6,7% e China com 4,7% do total das importações. Os dez principais produtos importados, atingiram 54,2% do montante total das importações de Cabo Verde, contra os 54,8% alcançados por esses mesmos produtos no período homólogo. Os produtos mais importados foram: combustíveis, com um peso de 14,8%, e reactores e caldeiras, com 6,1%.

Os dados provisórios do Comércio Externo relactivos ao ano de 2023 revelaram ainda que as Importações por Grandes Categorias de Bens, com exceção dos Combustiveis, todas as categorias evoluíram positivamente em relação ao ano transato.

Os Bens de Consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com 44,7%, seguido dos Bens Intermédios, com 27,6%, os Combustíveis com 14,7%, e Bens de Capital com 13,0% do total das importações, face ao ano de 2022.

Autoria:Edisângela Tavares,2 fev 2024 10:07

Editado porAndre Amaral  em  2 mai 2024 23:28