​Cabo Verde regista crescimento nos sectores de transporte no 4º trimestre de 2023

PorEdisângela Tavares,8 mar 2024 12:02

Os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje, apontaram que no 4º trimestre de 2023, Cabo Verde registou um aumento no crescimento em vários sectores de transporte em relação ao trimestre homólogo.

Segundo uma nota do INE, referente ao transporte aéreo, os números revelaram um aumento de 9,7% nos movimentos de aeronaves, totalizando 7.503 no 4º trimestre de 2023 em relação ao trimestre homólogo.

O número de passageiros transportados aumentou 12,7%, atingindo a marca de 696.318 movimentos, e as toneladas de cargas movimentadas aumentaram 4,7%.  Os resultados divulgados pelo INE apontaram  o aumento substancial de 12,4% nos correios movimentados.

Em relação aos portos nacionais, os resultados divulgados pelo  INE apontam para um desempenho positivo. O número de movimentos de navios registou um aumento de 1,8%, totalizando 2.110 movimentos.

Ainda nos portos nacionais, as mercadorias movimentadas apresentaram um crescimento de 7,3%, alcançando 690.028 toneladas, e o número de passageiros movimentados nos portos aumentou 3,4%.

Nos transportes terrestres, os autocarros registaram um aumento de 5,9% no número de passageiros transportados, totalizando 6.597.689 passageiros. Apesar da redução na extensão de percursos de autocarros, o Índice de passageiro por quilómetro aumentou em 5,4%, reflectindo uma eficiência maior no uso dos recursos.

Autoria:Edisângela Tavares,8 mar 2024 12:02

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28