Critérios para créditos em Cabo Verde ligeiramente menos restritivos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 mai 2024 8:15

Os critérios de aprovação de empréstimos em Cabo Verde tornaram-se ligeiramente menos restritivos para os particulares e as empresas no primeiro trimestre deste ano, divulgou o banco central esta quarta-feira.

A concorrência de outras instituições bancárias, melhores perspectivas para sectores de actividades específicos e expectativas quanto à actividade económica em geral, e menores riscos associados às garantias exigidas e à dimensão das empresas (micro e pequenas empresas), justificaram, segundo o Banco de Cabo Verde (BCV), a ligeira redução da restritividade dos critérios de aprovação de empréstimos para as empresas.

O inquérito do BCV ao mercado de crédito, entre Janeiro e Março deste ano, mostra essa evolução e também que os bancos inquiridos registaram uma “ligeira redução” da procura de crédito tanto por parte das empresas como por particulares.

A procura de financiamento bancário pelas empresas, em termos gerais, “reduziu ligeiramente”, o que de acordo com os bancos, deveu-se a “menores necessidades” de financiamento do investimento.

Para o trimestre em curso, o regulador notou que os bancos antecipam a aplicação de critérios ligeiramente menos restritivos na aprovação de empréstimos, tanto para as empresas como para os particulares.

“Os bancos perspectivam, ainda, um ligeiro aumento da procura de crédito pelas empresas e pelos particulares”, lê-se no documento divulgado pelo BCV.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 mai 2024 8:15

Editado porAndre Amaral  em  6 set 2024 23:24