RCR Airways quer prestar serviços de evacuação médica e táxi aéreo

PorExpresso das Ilhas,3 set 2024 14:19

RCR Airways emitiu um comunicado em que esclarece que quer prestar, entre outros, serviços de táxi aéreo e de evacuações médicas em Cabo Verde.

Depois de a Agência de Aviação civil ter dito, em comunicado que a RCR Airways não tinha licença de operador, a companhia explicou que “tem trabalhado na obtenção dos certificados necessários para o fornecimento dos referidos serviços” de evacuação médica e táxi aéreo.

“O processo de certificação visa, entre outras coisas, a demonstração da aplicação de todas as normas de segurança aérea. Trata-se de um processo compreensivelmente demorado, contudo a RCR AirWays, Lda tudo fará para disponibilizar os nossos serviços o mais brevemente possível”, acrescenta a empresa sediada em Cabo Verde.

No comunicado a RCR Airways esclarece igualmente que se encontra actualmente “a realizar voos de teste em várias Ilhas de Cabo Verde, aproveitando para mostrar o potencial da empresa a eventuais parceiros” e que até “à obtenção de todos os certificados e licenças necessárias, a RCR AirWays, Lda não possui actividade comercial” e os seus “serviços não estão disponíveis”.

De recordar que esta segunda-feira a Agência de Aviação Civil afirmou, em comunicado, que a empresa não está autorizada “a realizar em território nacional qualquer actividade comercial no domínio dos transportes aéreos” uma vez que apenas “solicitou, nos termos do Regulamento n.1/AAC/2022, a autorização para realização de operações de aviação geral de natureza privada” e que até ontem a RCR Airways não tinha dado entrada com nenhum “pedido para a obtenção de um Certificado de Operador Aéreo (AOC) e a correspondente Licença de Exploração da Actividade (LEA) de Transporte Aéreo para fins comerciais (de táxi aéreo) em território nacional com outro tipo de aeronaves”.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 set 2024 14:19

Editado porAndre Amaral  em  19 set 2024 14:21