​Fórum em São Vicente debate boa governança da Internet

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,13 mai 2025 11:06

Reflectir e debater abertamente como devem ser definidas as políticas públicas da internet, numa sociedade cada vez mais dependente da rede. Este é o principal objectivo do 5.º Fórum da Governação da Internet de Cabo Verde (IGF-CV), promovido pela ARME, que se realiza a 14 e 15 de Maio, na ilha de São Vicente.

Em declarações esta manhã à Rádio Morabeza, Suzete Centeio, Directora do Departamento das Tecnologias de Informação da ARME, explica que a ideia é criar uma plataforma que garanta a todos o acesso a uma internet segura, sustentável e acessível a nível global.

“O Fórum IGF foi criado pelas Nações Unidas e tem como objectivo criar uma plataforma onde todos, principalmente a sociedade civil como utilizadora final, tenham acesso a uma internet segura, sustentável e global. Tudo o que temos no Fórum são orientações trazidas do Fórum da Governação da Internet criado pelas Nações Unidas”, explica.

A reguladora recorda que o Fórum de Governação da Internet é uma plataforma de diálogo apoiada pela ONU, que junta todas as partes interessadas, públicas e privadas, bem como a academia, a comunidade técnica da internet e a sociedade civil. O objectivo é informar, reflectir e debater abertamente como devem ser definidas as políticas públicas da internet, numa sociedade cada vez mais mediada pela rede mundial.

“As Nações Unidas lançaram, em Novembro de 2024, o Global Digital Compact, que é um documento onde pretendem promover a interacção entre os países e uma internet inclusiva e igual para todos. Nós trouxemos para Cabo Verde o que está a ser discutido a nível global. Vamos ter um especialista brasileiro que vai falar sobre o Global Digital Compact, sobre o WSIS, que é o Fórum da Sociedade de Informação, e vai explicar-nos qual é a importância desse documento para Cabo Verde”, refere.

No fundo, o evento tecnológico visa encontrar formas de promover uma boa governação da Internet que, segundo Suzete Centeio, só é verdadeiramente boa quando é para todos.

O 5.º Fórum da Governança da Internet de Cabo Verde decorre em formato híbrido no Auditório Onésimo Silveira da Universidade do Mindelo, sob o lema “Construindo Juntos a Governança Digital”.

O programa deste ano arranca com uma conferência de abertura dedicada ao tema “Global Digital Compact (GDC) e WSIS+20: Construindo um Futuro Digital Inclusivo e Sustentável”, seguindo-se quatro painéis temáticos distribuídos pelos dois dias do evento. No primeiro dia, estarão em destaque os temas “Segurança Digital e Resiliência em Cabo Verde” e “Protecção Online para Crianças e Grupos Vulneráveis”. No segundo dia, os debates centrar-se-ão na “Inovação Responsável e Sustentável para o Futuro Digital” e na “Inclusão de Mulheres nas TIC, Direitos Digitais e Democracia na Era Digital”.

O acesso ao fórum pode ser feito presencialmente ou online, mediante inscrição através do formulário disponível aqui, sendo as sessões transmitidas via Zoom através deste link.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,13 mai 2025 11:06

Editado porAndre Amaral  em  13 mai 2025 17:11

pub.

Rotating GIF Banner

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.