​ARME destaca a importância de uma conectividade digital justa e sustentável

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,14 mai 2025 11:58

A conectividade digital tornou-se um bem essencial para o desenvolvimento económico de Cabo Verde. Daí a necessidade de garantir que o acesso à Internet seja justo, equilibrado, inclusivo e transparente. Palavras da Presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), esta manhã, na abertura do 5.º Fórum da Governação da Internet de Cabo Verde, que decorre em São Vicente.

Leonilde dos Santos discursava no evento que decorre sob o lema “Construindo Juntos a Governança Digital”.

"Nos dias que correm, cada vez mais no nosso mundo mediado pela rede mundial de computadores, onde a inteligência artificial é uma realidade irreversível, a Internet é uma infra-estrutura que diz respeito a todos os aspectos das nossas vidas. Por isso, este bem, considerado essencial para o desenvolvimento económico e social do nosso país, deve ser justo, equilibrado, inclusivo, ético e transparente”, referiu.

Promovido pela ARME, o IGF tem como objectivo criar um espaço inclusivo e participativo de diálogo nacional sobre políticas públicas, tendências emergentes e desafios da governação digital em Cabo Verde. Presente na cerimónia, o vereador da Câmara Municipal de São Vicente, Rodrigo Martins, alertou que a governação da Internet implica riscos e responsabilidades, e que os actores sociais devem garantir que esta contribua para o desenvolvimento sustentável.

"Estamos conscientes de que a dependência digital abre espaços para o aumento de ciberataques, pondo em cheque a segurança das infra-estruturas e conduzindo à necessidade de um aprimoramento sistemático do quadro legislativo da cibersegurança, visando garantir a resiliência e a segurança das infra-estruturas. Enfatizo o papel de suma importância desempenhado pelas agências reguladoras na construção de um país mais justo, competitivo e preparado para os desafios futuros", afirmou.

O Fórum da Governação da Internet é uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas, que reúne pessoas, organizações da sociedade civil e outras partes interessadas na promoção da igualdade no acesso à Internet.

O programa deste ano arrancou com uma conferência de abertura dedicada ao tema “Global Digital Compact (GDC) e WSIS+20: Construindo um Futuro Digital Inclusivo e Sustentável”, seguindo-se quatro painéis temáticos distribuídos pelos dois dias do evento. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,14 mai 2025 11:58

Editado porSara Almeida  em  15 mai 2025 7:20

pub.

Rotating GIF Banner

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.