Em declarações à Inforpress, a directora explicou que se trata de uma operação pontual, resultante de uma solicitação de “um grupo dinâmico” de cabo-verdianos residentes no sul de França e que teve o envolvimento do empresário do Grupo Falucho.
“Hoje é o primeiro voo e vai chegar à Praia por volta das 14:00 e regressa no dia 26 de Agosto para Nice”, avançou, adiantando que o objectivo é servir a comunidade cabo-verdiana residente naquela região francesa, nomeadamente Nice e Marselha.
Segundo Eunice Barbosa, trata-se de uma primeira experiência que está a decorrer de forma positiva, com uma taxa de ocupação estimada em cerca de 75%.
“Certamente fizeram um preço bastante acessível para a nossa comunidade em França, mas não lhe posso dar os valores do charter em concreto, mas foi acordado com eles, eles é que fazem a distribuição individual”, apontou.
A responsável sublinhou que a iniciativa poderá repetir-se em datas comemorativas, como o Natal, o final de ano e outras festividades de interesse para a diáspora.
Para 2026, já existem previsões de novos voos, dependendo da procura e das parcerias estabelecidas.
Assegurou que a TACV, enquanto companhia aérea nacional, está disponível para colaborar em futuras operações semelhantes, desde que solicitadas por grupos organizados, empresários ou operadores turísticos.
“Estamos abertos para propostas de voos charter desde que seja solicitado, mas nós já voamos para países que cobrem a nossa comunidade, no geral, como Portugal e França, através do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris”, afirmou.
Eunice Barbosa ressalvou que a comunidade cabo-verdiana do sul de França, por estar fora das rotas habituais, manifestou o interesse específico por um voo directo, o que levou à concretização desta operação pontual.