Boa Vista: Governo anuncia pacote de 100 milhões de euros para "catapultar desenvolvimento" da ilha

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,22 fev 2026 11:24

​O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, anunciou sábado, na Boa Vista, um pacote de investimentos públicos que poderá atingir os 100 milhões de euros (1,1 milhões de contos), visando elevar a ilha a um "novo patamar de desenvolvimento".

O anúncio foi feito durante um encontro com operadores turísticos no auditório da Escola Secundária de Sal Rei, no âmbito da visita governamental à ilha.

Na ocasião, o também ministro das Finanças destacou como prioridade absoluta a modernização do Aeroporto Internacional Aristides Pereira, um projecto orçado em 43 milhões de euros para os próximos dois anos.

"Este investimento vai permitir operações nocturnas e a melhoria da aerogare, o que é fundamental para desbloquear investimentos privados de cerca de 500 milhões de euros, incluindo dois grandes projectos hoteleiros que somam 1.200 quartos", explicou Olavo Correia.

No que concerne à conectividade, o governante avançou que, até ao final de 2026, o país deverá ser reforçado com mais dois aviões para o transporte inter-ilhas e duas novas embarcações para carga e passageiros, medidas que visam facilitar o fluxo turístico e o escoamento de produtos para a ilha da Boa Vista.

Ao nível das infra-estruturas terrestres e saneamento, foram realçadas as obras da estrada da Zona Norte, num investimento de nove milhões de euros, além de 40 milhões de euros destinados à rede de água, saneamento e à construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com capacidade para 5.000 metros cúbicos.

Durante a reunião, os operadores turísticos locais confrontaram o executivo com preocupações relativas à falta de fiscalização, morosidade alfandegária e a excessiva centralização de serviços na capital, como é o caso do processo do "Green Card".

Em resposta às reivindicações, Olavo Correia garantiu a criação de um grupo de trabalho permanente para responder com "velocidade e rapidez" aos constrangimentos do sector privado local, reiterando que o foco do Governo é criar um ecossistema adaptado às micro e pequenas empresas da ilha.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,22 fev 2026 11:24

Editado porSara Almeida  em  22 fev 2026 22:19

pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.