Fogo: São Filipe recebe na quinta-feira primeiro voo charter Sal/Fogo/Sal

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,3 nov 2026 8:15

A ilha do Fogo recebe na quinta-feira, 05, o primeiro voo charter Sal/Fogo/Sal, uma operação que pretende reforçar a conectividade da ilha, promover o destino turístico e abrir novas oportunidades de negócios.

O voo, uma operação da agência Atlantur, com serviço de assistência em terra assegurado pela Qualitur, tem chegada prevista ao aeródromo de São Filipe às 09:30 e regresso à ilha do Sal no mesmo dia, às 17:30, segundo uma fonte da agência Qualitur.

Segundo a mesma fonte, não há possibilidades de dormidas na ilha porque são turistas que já tinham comprado o pacote e por isso regressam à ilha do Sal no mesmo dia.

Antes da realização da operação, o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, recebeu o sócio-gerente da Atlantur, Carlos Salgueiral, acompanhado da sua parceira local e directora da Qualitur, Fátima Louro, para a apresentação e partilha de informações sobre a iniciativa.

O encontro permitiu analisar as potencialidades desta ligação aérea para a mobilidade, o turismo e a dinamização da economia local, tendo o autarca manifestado a disponibilidade da Câmara em valorizar iniciativas e parcerias que contribuam para reforçar a conectividade da ilha e promover São Filipe e a ilha no seu todo.

A operação charter permite, nesta fase, uma ligação aérea semanal, todas às quintas-feiras, à ilha do Fogo e poderá constituir uma oportunidade para divulgar o destino no exterior, facilitar o escoamento de produtos da ilha para o Sal e fomentar outras iniciativas comerciais.

O presidente da câmara recomenda, entretanto, a criação de uma rota aérea comercial entre o Sal e o Fogo, que permita melhorar a ligação com a diáspora e captar turistas que visitem as ilhas do Sal e da Boa Vista.

Aquando da visita do secretário de Estado do Turismo à ilha do Fogo, Nuías Silva destacou que uma ligação regular possibilitaria aos visitantes incluir o Fogo nos seus programas de férias, por um, dois ou três dias, para conhecerem o vulcão, as Salinas e experiências ligadas ao vinho, café, gastronomia, natureza e tradições locais.

O autarca observou que muitos turistas procuram actualmente informações sobre como visitar a ilha do Fogo e os seus principais atractivos, considerando que uma ligação aérea regular, através de uma rota comercial, poderia responder a essa procura.

Na perspectiva do edil, uma conexão comercial semanal teria condições para se tornar sustentável e, posteriormente, justificar o aumento da frequência dos voos.

A Câmara Municipal de São Filipe pretende igualmente trabalhar, no futuro, na criação de uma ligação aérea comercial entre São Vicente e o Fogo, no quadro da estratégia de diversificação dos acessos à ilha.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,3 nov 2026 8:15

Editado porAndre Amaral  em  3 nov 2026 10:44

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.